Minas Gerais

Maternidade Odete Valadares é reconhecida por trabalho com bebês prematuros

Publicados

em

Karina Maria dos Santos da Costa Ferreira – Arquivo pessoal

Referência estadual em gestação de alto risco, a Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), alcançou o primeiro lugar na 13ª Conferência Internacional do Método Canguru, com estudo que revela a contribuição de sua Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca) para a ressignificação da prematuridade. A cerimônia ocorreu em Madri, Espanha, em novembro.

O trabalho que concorreu à premiação foi baseado em pesquisa desenvolvida há três anos pela equipe da maternidade, que avaliou os prontuários de recém-nascidos admitidos na Ucinca de abril a outubro de 2019. Em março de 2022, os pais que participaram dessa pesquisa foram convidados a enviar um breve áudio para responder a um roteiro destinado a avaliar os sentimentos experimentados durante o período em que seus filhos estiveram internados. A partir desses relatos, os dados foram processados por um software que cria nuvens de palavras. A pesquisa demonstrou a mudança de paradigma dos pais, ao evidenciar os sentimentos experimentados antes e após a vivência na Ucinca.

“Na nuvem aparecem em destaque as palavras ‘esperança’ e ‘gratidão’, sendo esta última dirigida ao coletivo (equipe do hospital, outros pais e famílias), o que nos fala da importância de tecer uma rede eficaz de apoio”, pontua a neonatologista pediatra e tutora do método, Gláucia Maria Moreira Galvão.

Como ainda sublinha a neonatologista, a pesquisa evidencia como a Ucinca se constitui numa “ferramenta terapêutica fundamental para o manejo adequado da prematuridade, e para a recuperação da saúde e do bem-estar de todo o núcleo familiar”.

Além de Gláucia, o estudo tem a autoria da psicanalista Érika Maria Parlato de Oliveira e das médicas Rebeca Pagliaminuta Viana e Kênia da Silva Costa.

Leia Também:  Ipsemg credencia maternidade Santa Fé, em Belo Horizonte

Mudança de paradigma

Gláucia chama atenção para o fato de que a Ucinca promove uma verdadeira revolução na forma como os pais atribuem significado ao seu papel na saúde do prematuro, ao possibilitar que, efetivamente, cuidem do recém-nascido com a ajuda da equipe de profissionais da unidade.

As ações empreendidas no contexto da Ucinca possibilitam que os pais se vejam como sujeitos ativos do processo de construção da saúde de seus filhos, além de fortalecer e amplificar a importância das redes de apoio.

“É de fundamental importância que políticas públicas na saúde perinatal e na área da infância tenham como estratégia de cuidados o planejamento de ações visando o fortalecimento das redes de apoio”, reitera a pesquisadora.

Juliana da Silva Alves Sant’Ana – Arquivo pessoal

Impacto

A Maternidade Odete Valadares realiza em torno de 350 partos por mês, sendo 11% de prematuros e de baixo peso, para os quais é indicado o Método Canguru. Considerando esse quantitativo e os 21 anos de adoção do método pela instituição, pode-se ter uma ideia do impacto dessas ações para a vida das quase 10 mil crianças atendidas e de suas famílias.

A autônoma Juliana da Silva Alves Sant’Ana, de 38 anos, mãe da Mariana, de 3 anos, conta que ficou desesperada ao saber que sua filha nasceria prematuramente, com 32 semanas de gestação.

“Tive um parto natural e ela foi direto para a UTI. No sexto dia, recebi o convite para cuidar da minha filha na Ucinca. Foram 23 longos dias de aprendizado e de fortalecimento psicológico, pois a cada momento era um sentimento diferente. Em casa, mantive os cuidados que aprendi. O Canguru foi uma escola, vou levar o que aprendi para o resto da vida”, garante.

Leia Também:  Chame a Frida está ativo nas comarcas de Governador Valadares e Guanhã

Karina Maria dos Santos da Costa Ferreira, dona de casa, de 33 anos, mãe do Victor Gustavo, de 5 anos, e da Hannah Victoria, de 3 anos, viveu experiências semelhantes, com prematuros de 32 e 29 semanas respectivamente.

“O impacto da Ucinca para a qualidade de vida dos meus filhos é algo inimaginável. O atendimento que recebemos mudou completamente minha forma de ver a prematuridade. A Ucinca nos segura pelas mãos e nos mostra como dar os primeiros passos fora dali. Mesmo quando tudo ao seu redor parecer desmoronar, apenas deite seu bebê junto ao seu peito, acalme seu coração, sentindo as batidas do coraçãozinho dele, e por mais assustada que você esteja nesse momento, tenha certeza de que tudo vai passar e que restarão apenas lembranças e aprendizado”, ensina Karina.

Versão brasileira

Referência estadual para o Método Mãe Canguru, a Maternidade Odete Valadares é certificada pelo Ministério da Saúde e suas tutoras são responsáveis pela formação dos demais tutores em Minas Gerais.

De acordo com Gláucia, o Ministério da Saúde aborda o Método Canguru como uma proposta de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso e não só o contato pele a pele, inicialmente proposto na Colômbia, onde a prática foi criada. A abordagem brasileira é uma mudança de postura em favor da humanização. A partir de 2022, o método passou a beneficiar todo recém-nascido, inclusive os nascidos a termo.

“Uma premissa básica do Método Canguru, no Brasil, é que a atenção e o cuidado ao recém-nascido na unidade neonatal tenham como meta seu desenvolvimento harmonioso e global. Para isso, o uso do cuidado individualizado e contingente, presente na interlocução dos saberes da equipe multidisciplinar, vem sendo preconizado pelas políticas públicas, apoiadas nos resultados alcançados pelas unidades neonatais”, resume a médica.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Estudantes atletas dão início à etapa microrregional  do JEMG em Itabirito

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Chame a Frida está ativo nas comarcas de Governador Valadares e Guanhã

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA