Minas Gerais
Maternidade Odete Valadares volta a realizar curso 'Casal Grávido'
O curso ‘Casal Grávido’, promovido pela Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), está de volta, após um tempo suspenso em função de restrições impostas à pandemia de covid-19. O evento recebe gestantes a partir da 30ª semana, com o objetivo de tirar dúvidas e orientar em relação ao universo que envolve o tema.
As orientações são passadas pela equipe multiprofissional da maternidade, formada por médicos e enfermeiros obstetras, doulas e profissionais do banco de leite. “Reunimos de 15 a 20 pessoas para conversar sobre parto, cuidados com bebê, amamentação, entre outros assuntos relacionados”, explica a coordenadora técnica e referência técnica de enfermagem da MOV, Cíntia Costa, uma das idealizadoras do curso.
Lady Helen de Souza participou da primeira turma, após o retorno do curso, no início de outubro. Ela está em sua terceira gestação, agora de gêmeos, e, mesmo assim, ainda tinha dúvidas, que foram esclarecidas durante a ocasião. “Tinha muito receio em relação à amamentação. Nas duas primeiras gestações, não amamentei, optei por dar a fórmula direto. Após participar do curso, pude entender sobre a forma de ensinar o bebê a fazer a pega correta do seio. Foi tudo muito bem explicado pela equipe. Agora quero tentar amamentar meus filhos”, elogia.
Para a residente de enfermagem da MOV, uma das organizadoras e ministrantes do ‘Casal Grávido’, Angélica Castro, o curso é importante para promover a educação em saúde e propor um ambiente agradável, onde as gestantes se sintam acolhidas. “Elas têm a oportunidade de trocar experiências e se sentirem mais seguras e preparadas para o momento do parto”, afirma.
Laís Stephanie Santos Fernandes concorda. Ela está esperando a sua primeira filha e, após participar do curso, diz se sentir mais preparada para esse novo desafio da sua vida. “Superou as minhas expectativas. Foi bem esclarecedor, além das profissionais terem sido muito acolhedoras e atenciosas. Eu era muito leiga em relação aos assuntos sobre gravidez, parto e amamentação. Pude tirar todas as minhas dúvidas. Acho que toda gestante deveria fazer, especialmente as de ‘primeira viagem’, recomenda Laís.
Inscrições
As próximas turmas deste ano estão previstas para 9 e 23/12 e 7 e 21/12. As inscrições podem ser feitas pelo (31) 3389-6013 ou na recepção do pré-natal da Maternidade Odete Valadares.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.