Minas Gerais

Maternidade Odete Valadares volta a realizar curso 'Casal Grávido'

Publicados

em

O curso ‘Casal Grávido’, promovido pela Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), está de volta, após um tempo suspenso em função de restrições impostas à pandemia de covid-19. O evento recebe gestantes a partir da 30ª semana, com o objetivo de tirar dúvidas e orientar em relação ao universo que envolve o tema. 

Fhemig / Divulgação

As orientações são passadas pela equipe multiprofissional da maternidade, formada por médicos e enfermeiros obstetras, doulas e profissionais do banco de leite. “Reunimos de 15 a 20 pessoas para conversar sobre parto, cuidados com bebê, amamentação, entre outros assuntos relacionados”, explica a coordenadora técnica e referência técnica de enfermagem da MOV, Cíntia Costa, uma das idealizadoras do curso.

Lady Helen de Souza participou da primeira turma, após o retorno do curso, no início de outubro. Ela está em sua terceira gestação, agora de gêmeos, e, mesmo assim, ainda tinha dúvidas, que foram esclarecidas durante a ocasião. “Tinha muito receio em relação à amamentação. Nas duas primeiras gestações, não amamentei, optei por dar a fórmula direto. Após participar do curso, pude entender sobre a forma de ensinar o bebê a fazer a pega correta do seio. Foi tudo muito bem explicado pela equipe. Agora quero tentar amamentar meus filhos”, elogia.

Leia Também:  Primeiro sistema de dessalinização de água é inaugurado em Minas 

Para a residente de enfermagem da MOV, uma das organizadoras e ministrantes do ‘Casal Grávido’, Angélica Castro, o curso é importante para promover a educação em saúde e propor um ambiente agradável, onde as gestantes se sintam acolhidas. “Elas têm a oportunidade de trocar experiências e se sentirem mais seguras e preparadas para o momento do parto”, afirma.

Laís Stephanie Santos Fernandes concorda. Ela está esperando a sua primeira filha e, após participar do curso, diz se sentir mais preparada para esse novo desafio da sua vida. “Superou as minhas expectativas. Foi bem esclarecedor, além das profissionais terem sido muito acolhedoras e atenciosas. Eu era muito leiga em relação aos assuntos sobre gravidez, parto e amamentação. Pude tirar todas as minhas dúvidas. Acho que toda gestante deveria fazer, especialmente as de ‘primeira viagem’, recomenda Laís.

Inscrições

As próximas turmas deste ano estão previstas para 9 e 23/12 e 7 e 21/12. As inscrições podem ser feitas pelo (31) 3389-6013 ou na recepção do pré-natal da Maternidade Odete Valadares.

Leia Também:  Ipsemg implementa sistema de realização de receitas digitais

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governo de Minas e BDMG lançam linha "Crédito para Crescer" com taxa reduzida para micro e pequenas empresas

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Twitter quer funcionários demitidos de volta

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA