Minas Gerais
Meio Ambiente apresenta práticas de bem-estar animal em Uberaba

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participou, na quarta-feira (12/6), do Fórum de Bem-Estar Animal: Construindo uma só saúde, em Uberaba, município do Triângulo Mineiro.
No evento, a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica, Patrícia Carvalho, apresentou a atuação do Estado nas ações de manejo ético populacional da fauna doméstica, em apoio aos municípios.
A partir dos dados gerados na campanha de vacinação contra raiva canina e felina no ano de 2023, realizado no estado de Minas Gerais, foi calculada a estimativa populacional de 4 milhões de cães e 700 mil gatos domiciliados no território.
“A Semad trabalha para promover o apoio aos municípios nas ações de manejo populacional de cães e gatos por meio de programas e projetos voltados aos animais da fauna doméstica, com foco na educação ambiental e humanitária, na promoção da saúde única e do bem-estar animal.”, explica Patrícia.
Ainda segundo ela, “é fundamental discutir políticas públicas relacionadas à fauna doméstica com todos os atores envolvidos, de forma que as ações de proteção aos animais tenham efetividade no bem-estar da fauna doméstica”.
Ações
Entre os programas apresentados pela Semad no Fórum está o “Conheça seu Amigo”, que consiste na entrega, pelo Estado, de microchips de identificação animal, acompanhado de leitor, para serem utilizados em animais. Como contrapartida da doação, o município selecionado deve realizar a castração cirúrgica dos animais e o preenchimento das informações no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.
Já o Programa de Esterilização de Animais Domésticos tem como objetivo realizar castrações de cães e gatos em todo o estado de Minas Gerais, por meio de convênios e termos de fomento com municípios, consórcios de municípios e OSCs. Outro programa da Semad é o de Resgate Animal, que consiste na promoção de ações em apoio aos municípios mineiros.
Saúde Básica Animal
O programa Saúde Básica Animal é realizado pelo Estado de Minas Gerais por meio de parceria com prestadores de serviço, promovendo atendimento médico-veterinário básico aos animais de rua tutelados por entidades de proteção animal e protetores individuais (inseridos no Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e Protetores independentes) e aos animais da população mais desfavorecida.
Os atendimentos são itinerantes e visam a execução de avaliação clínica e anamnese de cães e gatos, avaliação do score corporal, ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, aferição de temperatura corporal, vacinação, vermifugação, testes rápidos quando verificados sinais clínicos de doença, curativos e pequenos procedimentos ambulatoriais, microchipagem seguida do cadastro das informações no Sistema de Identificação, além de palestras educativas sobre saúde e bem-estar animal.
O evento
O Fórum de Bem-Estar Animal: Construindo uma só saúde em Uberaba foi realizado nos dias 11 e 12/6 e se dedicou à abordagem de Uma Só Saúde, ou Saúde Única, que adota uma perspectiva holística sobre a conexão entre a saúde das pessoas, dos animais e do planeta.
O evento buscou uma colaboração ampla e transdisciplinar, criando um espaço para diálogos entre diferentes áreas e setores. O objetivo é cultivar uma existência conjunta mais saudável e em harmonia para todos: humanos, animais e o ambiente.
O Fórum foi promovido pela Prefeitura de Uberaba, pela Universidade de Uberaba e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem