Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Meio Ambiente debate avanço das ações de drenagem e manejo de águas pluviais em Minas

Publicados

em

Gestores municipais, pesquisadores, estudantes e profissionais da área se reuniram, na quinta-feira (6/6), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, para o workshop “Drenagem e Manejo das Águas Pluviais: Planejamento, interfaces e perspectivas”. A atividade é promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2024.

Cerca de 150 pessoas participaram do workshop, que tem como objetivo debater a importância de se planejar ações em drenagem e manejo das águas pluviais e as interfaces desse componente do saneamento com outras áreas como, por exemplo, o planejamento urbano e a saúde.

Na abertura do evento, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou que o tema drenagem é prioritário para o Governo de Minas. ”Vamos discutir temas chave como o Plano de Segurança Hídrica, os pacotes regulatórios para apoio às cidades na melhor organização do uso e ocupação do solo, que tem um impacto direto nas enchentes urbanas”, disse.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 4 de fevereiro

O evento

Com presença expressiva de representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, o workshop contou com seis palestras. A coordenadora de Proteção e Defesa Civil do município de Itabira, Nilma Macieira, falou a atuação da defesa civil para entender o que se pode esperar em relação aos recursos hídricos e ao meio ambiente. “Trabalhamos com a gestão de risco e de desastres naturais, principalmente envolvendo água, o que é nossa fonte de preocupação”, destacou.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Fazenda emite SMS para proprietários de veículos que ainda não pagaram o IPVA 2024 

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA