Minas Gerais
Meio Ambiente realiza Dia de Campo em Nova União com ações voltadas ao agroprodutor
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou na quinta-feira (13/6), na propriedade rural Rancho da Lua, Dia de Campo. No evento foram demonstradas ações socioeconômicas e de regularização ambiental desenvolvidas pelo órgão no âmbito do Programa de Regularização Ambiental – PRA Produzir Sustentável. Cerca de cem pessoas participaram do evento, entre produtores rurais, representantes de sindicatos, prefeituras, dentre outras.
Por meio do Programa, o IEF doa mudas e oferece assistência técnica às propriedades participantes. “O Rancho da Lua foi escolhido por ter sido agraciado com projeto do IEF em Sistemas Agroflorestais (SAFs). Além da restauração de áreas, o trabalho desenvolvido na propriedade tem o objetivo de aumentar a renda para o produto”, explica o analista ambiental do Instituto, João Paulo Sarmento.
As ações contam com o apoio financeiro do Plano de Ação Territorial Espinhaço Mineiro (PAT EM) na aquisição de espécies frutíferas e produtivas, além de insumos. “A propriedade em que realizamos a ação hoje tem produção de mel, em que se priorizou a melhoria do espaço para atividade, selecionando espécies frutíferas para esse fim, além do plantio de café, abacate e maracujá e a conservação e recuperação das áreas naturais”, afirma Sarmento.
Dia de Campo
O Dia de Campo teve como objetivo proporcionar aos produtores rurais o conhecimento sobre as iniciativas em curso na região, melhorando as condições das propriedades, promovendo a garantia das seguranças hídrica, alimentar e econômica. Outras duas propriedades de Nova União também desenvolvem ações com SAFs e também contam com apoio do PAT EM.
A atividade contou com palestras sobre o SAFs e sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ministradas pela equipe do IEF. Os proprietários também visitaram áreas em que são desenvolvidos os sistemas agroflorestais. Destaque para a palestra “Experiências Práticas com Produção Sustentável”, ministrada pelo representante do Instituto Tiradentes, de Goiás.
PRA
O Programa PRA – Produzir Sustentável, é a estratégia do IEF para, junto dos parceiros, promover a implementação da regularização ambiental de propriedades rurais em Minas Gerais e também da Política Estadual de Florestas e Biodiversidade de Minas Gerais.
O Dia de Campo teve o apoio das prefeituras de Nova União e Taquaraçu de Minas, além de diversas outras entidades parceiras.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.