Minas Gerais

Minas envia mais 682 mil testes rápidos de covid aos municípios

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) distribuiu nesta semana uma remessa de 682.435 testes rápidos para diagnosticar covid-19. Todos os kits já foram enviados para as Unidades Regionais de Saúde, para repasse aos 853 municípios do estado.

Os testes rápidos de antígenos (TR-Ag) são destinados, prioritariamente, a pessoas sintomáticas, seguindo a estratégia de Diagnóstico Assistencial descrita no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE-Teste), do Ministério da Saúde. Os kits já foram enviados para as Unidades Regionais de Saúde e, nos próximos dias, serão repassados aos municípios.

Clique aqui para conferir a quantidade de testes desta remessa por cidade mineira.

Ao todo, já foram distribuídos 4.648.335 TR-Ag às prefeituras de Minas Gerais, dos quais 3.442.990 somente em 2022, acompanhando a alta de casos provocada pela chegada da variante ômicron.

“O envio dos testes rápidos é fundamental para auxiliar as secretarias municipais de Saúde na rápida identificação e confirmação dos casos e, consequentemente, na orientação de isolamento imediato das pessoas infectadas, além das orientações adicionais para monitoramento e isolamento de seus contatos, diminuindo a chance de exposição de novas pessoas ao vírus”, observa a coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Silva de Oliveira.

Leia Também:  Tiradentes é eleita um dos melhores roteiros turísticos do mundo

Orientações

A SES-MG orienta que, se possível, as secretarias municipais de Saúde organizem ações de testagem extramuros e também que realizem a triagem de casos de covid-19.

A realização dos TR-Ag para covid-19 é feita pela coleta de amostras por meio de swab nasal ou nasofaríngeo, e os resultados ficam disponíveis em cerca de 30 minutos. Todos os testes realizados devem ser registrados no e-SUS Notifica, independente do resultado positivo ou negativo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  STF envia quatro processos contra Bolsonaro para a 1ª instância
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA