Minas Gerais
Minas Gerais bate marca de 2 GW de energia pela geração solar centralizada

Minas é o primeiro estado no Brasil a atingir a marca de 2 GW em geração centralizada de energia solar fotovoltaica, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. A geração centralizada inclui usinas elétricas de grande porte, com extensa capacidade geradora.
Atualmente, a produção mineira representa 26,8% de toda produção nacional, ou seja, Minas é responsável por um quarto de toda produção brasileira em geração centralizada. O estado possui 67 empreendimentos em operação e 750 em construção ou com a construção não iniciada.
A capacidade instalada de geração solar centralizada de Minas Gerais pode, portanto, chegar aos 35 GW com a conclusão de todos os projetos que estão em andamento até o momento.
Os atuais 66 empreendimentos em operação estão distribuídos em 18 municípios mineiros, sendo Janaúba, Pirapora, Jaíba e Paracatu os quatro maiores municípios geradores em potência outorgada.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, novamente fica evidente como Minas Gerais vem buscando cada dia mais incentivos para o setor, além de “investimentos sólidos e constantes, e a melhoria no ambiente de negócios voltados para energia sustentável, fortalecendo a cadeia produtiva da geração de energia solar e prospecção de investimentos voltados para esse tipo de energia’’.
Sol de Minas
O Projeto Sol de Minas, do Governo do Estado, tem grande relevância nessa marca, ao buscar alavancar o protagonismo do estado no setor solar fotovoltaico.
Algumas de suas iniciativas incluem a capacitação de gestores municipais para a atração de empreendimentos solares, a elaboração do Atlas Solarimétrico junto à Cemig, a simplificação dos procedimentos de licenciamento ambiental para a geração solar fotovoltaica e a disponibilização de incentivos fiscais para a produção de energia elétrica de fontes renováveis.
A energia solar permite, para além da redução das emissões de gases de efeito estufa, a geração de renda e empregos, com Minas atraindo desde 2019 mais de R$ 59 bilhões em investimentos no setor solar fotovoltaico e gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Hoje, o estado possui 11,3% de sua matriz energética proveniente de usinas solares fotovoltaicas.
Essa marca também registra o compromisso de Minas Gerais com a campanha global Race to Zero, da qual Minas foi o primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir, e que almeja zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor