Minas Gerais
Minas Gerais garante expressiva participação no 15º Salão do Artesanato de Brasília
O 15º Salão do Artesanato de Brasília, batizado de “Raízes Brasileiras”, reitera a relevante participação de Minas Gerais. Único estado entre as 25 unidades federativas participantes no evento a ocupar uma área de aproximadamente 200 metros quadrados, a maior utilizada por um estado brasileiro no Salão de Artesanato de Brasília, Minas Gerais apresentará os trabalhos de 28 artesão individuais, além de artesão representados por 16 associações, núcleos produtivos e cooperativas de várias regiões do estado. O evento está agendado para o período de 4 a 8/5, das 10 às 22h, no Pátio Brasil Shopping, no Distrito Federal.
A participação do artesanato mineiro ganhou destaque no evento por meio da Diretoria de Artesanato, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério da Economia e o Sebrae Minas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Fernando Passalio, a expressiva atuação de Minas Gerais no evento é a prova de que a gestão do governador Romeu Zema fomenta ações voltadas para o artesanato no estado, proporcionando a participação de artesãos mineiros em um espaço relevante como esse do Salão do Artesanato de Brasília. “A Sede-MG tem em seu escopo implementar o ambiente de negócios para o desenvolvimento do setor da produção artesanal”, ressalta o secretário Fernando Passalio.
Para a diretora Executiva da Rome Eventos, promotora do Salão do Artesanato de Brasília, Leda Alves, Minas Gerais, nos últimos anos, tem se destacado, ampliando sua participação no evento com áreas adquiridas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). “Agradecemos a participação mineira e reconhecemos a relevância do estado no evento, uma vez que Minas Gerais tem se diferenciado pela qualidade de seus produtos e pelo volume de peças comercializadas”, completa Leda.
Identidade e origem
O Sebrae Minas estará presente em uma área específica para os projetos de identidade e origem do Vale do Jequitinhonha e do Grande Sertão Veredas e irá disponibilizar uma área de 50 metros quadrados. O espaço do Sebrae, do qual a Sede-MG é parceira, reforça a valorização da identidade e o diferencial competitivo do Vale do Jequitinhonha e do Grande Sertão Veredas. No espaço exclusivo, haverá a participação de comunidades de cerâmica do Vale do Jequitinhonha e de núcleos produtivos do Grande Sertão Veredas.
Saber Fazer
Destaque no Salão de Artesanato de Brasília, o espaço “Saber Fazer” irá reunir a tradição de mestres artesãos e artesãs dos 25 estados brasileiros participantes do evento. A ala mineira contará com as esculturas em madeira de Vicentina Julião, representante do estado e que terá a oportunidade de comercializar suas peças. A artesã é natural de Prados, na região de Campos das Vertentes, onde a prefeitura do município foi fundamental no apoio à sua participação.
Mais velha dos nove filhos de Zezinho Julião e dona Francisca, Vicentina nasceu em uma família muito simples de Prados, onde aprendeu, desde cedo, o ofício com o irmão Itamar Julião, que difundiu sua técnica por toda família. Ela participará do espaço juntamente com a sua filha Juliana, que também é artesã. O desejo de Vicentina é ver sua arte se perpetuar entre as futuras gerações da sua família. “Não tenho fome, não sinto cansaço, não quero nada, apenas ficar aqui esculpindo, isso me basta”, resume Vicentina.
Oficinas voltados ao público
Realizado anualmente pela Rome Eventos, o evento vai apresentar o trabalho de artesãos selecionados regionalmente por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), pelo Sebrae e também artesãos individuais e cooperativas de artesanato. Além de contar com atrações culturais, o evento terá oficinas de variadas técnicas de artesanato, que serão ensinadas ao público. Com a presença de mais de 500 artesãos de 25 estados do Brasil, a estimativa é de que cerca de 60 mil pessoas passem pelo evento.
“O Brasil é um país rico em produção artesanal, onde cada estado e região têm características marcantes e que envolve milhares de produtores, muitos deles tendo no artesanato sua única fonte de renda. Reunir esses artesãos com sua produção na capital do país, que por sua natureza já reúne toda a diversidade do país, é uma oportunidade de exposição e venda, colocando o artesão em contato direto com o consumidor e com lojistas de todo o país que visitam o evento”, comenta Leda Alves.
Show gratuito de Zizi e Luiza Possi
Uma outra novidade na programação deste ano é o show gratuito de Zizi e Luiza Possi. Em comemoração ao Dia das Mães, mãe e filha cantam juntas no 15º Salão de Artesanato em Brasília. O show terá um repertório leve e contará, é claro, com os sucessos de carreira Per Amore, Asa Morena, Folhetim e Me Faz Bem.
“Vamos fazer um show idealizado pelas duas, com humor, amor, emoção e muita cumplicidade, ingredientes que regem a nossa relação. A maternidade me trouxe para mais perto de Zizi e por isso veio a vontade de dividir o palco em um show único, completamente emocionante, pensado e executado pelas duas”, comentou Luiza Possi.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.