Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Minas Gerais registra crescimento expressivo na retomada turística 

Publicados

em


Resultado das ações do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para a recuperação do setor de turismo no estado, a expectativa de movimentação neste período do feriado de Tiradentes reúne números positivos. De acordo com levantamento realizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), mais de 127 mil pessoas devem passar pela rodoviária de Belo Horizonte até a próximo segunda-feira (25/4).  

O volume representa 182% de crescimento na quantidade de passageiros verificada no mesmo feriado em 2021 (cerca de 45 mil pessoas), período em que as medidas de proteção à pandemia limitavam as viagens e deslocamentos. Para 2022, devem ser contabilizadas 2.538 partidas (cerca de 62% a mais que em 2021) e 2.590 chegadas de ônibus (em torno de 64% a mais que em 2021). 

No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, a projeção está próxima de 151 mil pessoas de passagem pelo terminal, em um total de 1.261, entre embarques e desembarques, também entre 20 e 25/4. O número é superior ao feriado da Semana Santa (14 a 18/4), período em que foram estimados 130 mil passageiros e 1.095 voos.  

Leia Também:  Governo de Minas inaugura unidade do UAI Compartilha em Itajubá  

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a expectativa para o feriado de Tiradentes é um indício de que Minas Gerais tem se tornado uma tendência no turismo nacional. Para o titular da pasta, as diversas ações que vêm sendo realizadas no âmbito da recuperação turística asseguram ao estado uma posição de destaque entre os destinos brasileiros. 

“Minas tem sido buscada por diversos turistas no país inteiro, justamente por essa transversalidade entre cultura e turismo. As atrações culturais e as opções turísticas por aqui fazem de nosso estado um lugar de interesse e descobertas. Os números positivos indicados para o feriado de Tiradentes refletem muito isso, que tem a ver com uma busca pela tradição, pela hospitalidade, e claro, toda a mineiridade que tem nos definido”, destaca.  

Durante o feriado da Semana Santa, os números já consolidados pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) também indicaram uma recuperação plena do setor. Na capital, por exemplo, a taxa de ocupação hoteleira foi de 47,61%, entre os dias 10 e 16/4. Nesse período, o segmento registrou faturamento total de R$ 5,5 milhões.  

Leia Também:  Programa de promoção de iniciativas socioambientais em Minas ganha novas adesões

Em formatos digitais

Minas Gerais também se consolida como um destino frequente nas buscas por internautas. Diversas cidades mineiras se mantiveram em evidência na plataforma Google durante os dias 11 e 17/4. Belo Horizonte, São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto, Poços de Caldas, Monte Verde e Monte Sião dividiram a atenção das pessoas em pesquisas sobre “lugares para viajar em Minas Gerais”, de acordo com dados da agência de viagens CVC. Ouro Preto registrou aumento de 900% nas buscas nos dias que antecederam a Semana Santa.  

E, no portal Minas Gerais, veículo da Secult para a divulgação das atividades turísticas e culturais no estado, o registro de buscas sobre destinos mineiros teve amplo acesso. Na guia “eventos” da página, foram contabilizadas 147.191 buscas por cidades mineiras no período de 10 a 18/4. Entre os 30 municípios mais visitados, destaque para as cidades de Montezuma, Serro, Catas Altas, Santana dos Montes, Capitólio, Santo Antônio do Leite, Belo Vale e Muriaé. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Responsabilidade social, ambiental e transparência são os pilares do Rodoanel Metropolitano

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA