Minas Gerais
Minas Gerais registra oito municípios em estado de emergência por chuvas
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) reconheceu Barbacena como o 8º município mineiro a decretar situação de emergência, em função do período chuvoso que vem atingindo o estado desde a última semana de setembro deste ano.
De acordo com o balanço da Defesa Civil, o número de desabrigados em Minas permanece em 405 – que necessitam de abrigo público como habitação temporária após danos ou ameaça de danos em suas casas – enquanto o de desalojados passou para 1.733 – pessoas deslocadas para as casas de parentes ou amigos por conta de efeitos diretos dos desastres. Até o momento, não há registro de óbitos.
Também houve reconhecimento do estado de emergência dos municípios de São Gonçalo do Sapucaí, Alfenas, Capetinga, Aracitaba, Alto Rio Doce, Lassance e São João del-Rei.
A cidade de Barbacena, localizada na região Central do estado, foi castigada por uma tempestade de granizo na segunda-feira (3/10), quando foram registrados volumes acumulados de até 33mm em 24 horas, afetando vários bairros na área urbana e rural. O município, que tem 139 mil habitantes, contabilizou 63 pessoas desalojadas.
As chuvas provocaram quedas de árvores, deslizamentos de terra e destelhamentos de residências e lojas, inclusive da Secretaria Regional de Saúde, da Escola Municipal Visconde de Carandaí, da Escola Municipal Lions, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Carmo, Guido Roman, Ponte do Cosme e da Farmácia Central Municipal. Houve transtornos no fornecimento de energia elétrica nos bairros Dom Bosco e Ponte do Cosme, sendo que este último também teve o abastecimento de água prejudicado.
Alerta por SMS
A população pode obter informações da Defesa Civil ao enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, que permitirá o recebimento diário de mensagens de SMS com alertas meteorológicos.
Basta se cadastrar, informando o CEP da residência ou do local desejado. O cadastro e o consequente alerta antecipado são importantes para auxiliar o cidadão a tomar medidas de atenção e proteção em tempo hábil.
Ações
Desde o início de outubro, após tempestades em diversos municípios, o Governo de Minas disponibilizou técnicos da Cedec para apoiar as cidades atingidas.
Os municípios que necessitarem podem captar recursos para ações de resposta e recuperação das áreas afetadas mediante ao reconhecimento da situação de anormalidade declarada. A solicitação de reconhecimento deve ser feita via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), assim como a solicitação de recursos federais para ações de resposta e reconstrução.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.