Minas Gerais
Minas Gerais reúne representantes de todos os estados no 122º Fórum Nacional de Secretários da Administração

Minas Gerais sedia até esta sexta-feira (10/6) o 122º Fórum Nacional de Secretários da Administração, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) em parceria com o Governo de Minas. O encontro reúne representantes de todas as federações do país, incluindo secretários de Estado e grupos de trabalho.
Foram mais de 220 inscritos, um número recorde em relação aos eventos anteriores. Nessa quinta-feira (9/6), primeiro dia de evento, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), os gestores debateram a elaboração de um e-book de boas práticas, que será disponibilizado no final do ano. O material conta com a assinatura da diretora da Fundação Dom Cabral (FDC), Patrícia Becker, do diretor presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Tadeu Barros, e do coordenador de projetos da República.org (parceria VAMOS), Diogo Lima.
“Tenho certeza que nesses dois dias haverá muita troca de experiências e buscas por soluções criativas, inovadoras, eficientes e adaptáveis para o aperfeiçoamento da gestão pública em nosso país. É uma oportunidade para compartilhar boas práticas que, nestes últimos anos, têm possibilitado a superação de obstáculos e o enfrentamento de desafios no Estado”, destacou o governador Romeu Zema.
Para a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) e vice-presidente do Consad, Luísa Barreto, o Fórum promove a troca de conhecimento e contribui com o avanço do país.
“Queremos construir um produto que ajude os governadores, os secretários e os demais gestores a trabalharem melhor, a ganharem tempo com esse aprendizado e a implantarem boas práticas em seus Estados. Tenho certeza que essa entrega vai ser um marco na história não só no Consad, mas de toda a administração pública brasileira. Esse projeto irá subsidiar os Estados para que eles possam garantir que a entrega dos serviços públicos aos cidadãos de todo o país seja cada vez mais efetiva e mais célere”, disse a secretária.
O presidente do Consad e secretário do Estado de Goiás, Bruno D’Abadia, reforçou a oportunidade de buscar ações conjuntas para solucionar desafios da administração pública. “O Fórum em Minas Gerais é mais um meio para o compartilhamento de ideias”, apontou.
Já o presidente do BDMG, Marcelo Bonfim, se disse honrado por sediar o 122º fórum Consad. “Quero expressar meu profundo agradecimento por ser palco de uma discussão tão importante em temas relevantes para todo o país”, destacou.
Programação
Durante a tarde passada, foram realizadas discussões sobre gestão patrimonial e disseminação de conhecimento em grupos de trabalho com sete eixos temáticos. Entre eles: Escolas de Governo; Gestão de Pessoas; Transformação Digital; Compras Públicas; Ativos, Concessões e PPP; Ciência de Dados e Curso/Capacitação Comissão de Comunicação.
Nesta sexta, o fórum terá atividades durante todo o dia, começando às 9h com o painel de discussão sobre gestão baseada em evidências. A partir das 10h30, os secretários conversam sobre a base de boas práticas e orientações a serem incluídas no e-book. Posteriormente, serão discutidos os modelos de trabalho remoto e programas de gestão de desempenho.
O Consad
Com sede em Brasília, o Consad é formado pelos secretários de Administração/Gestão de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, mantendo encontros periódicos e espaços permanentes de troca de experiências inovadoras e busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil.
Criado em 2000, a entidade busca atuar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das secretarias e dos órgãos correlatos, bem como participar da formulação e implementação das políticas nacionais de administração pública, entre outros.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas