Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Minas Gerais tem seis municípios em situação de emergência pelas chuvas

Publicados

em

Seis municípios de Minas Gerais decretaram situação de emergência por conta das chuvas, segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira (10/10) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). Estão na lista Alfenas, Capetinga, Aracitaba, Alto Rio Doce, Lassance e São João del-Rei.

De acordo com o balanço, já são 405 pessoas desabrigadas – que necessitam de abrigo público como habitação temporária após danos ou ameaça de danos em suas casas; e outras 1.433 estão desalojadas – deslocadas para as casas de parentes ou amigos por conta de efeitos diretos dos desastres. Até o momento, não há registro de óbitos.

A última ocorrência de destaque registrada pela Cedec foi no sábado (8/10) em Alpercata, no Vale do Rio Doce. Durante a madrugada, uma tromba d’água provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, danificando ruas e provocando o desabamento de um imóvel. Segundo a Defesa Civil do estado, 150 famílias ficaram desalojadas. A prefeitura foi orientada a decretar situação de emergência e haverá necessidade de ajuda humanitária imediata com cestas básicas, colchões e água potável.

“Nós entramos no período chuvoso. Diferentemente do ano passado, ele foi iniciado em 21/9. Geralmente é a partir de 1/10. Vivemos uma instabilidade inicial e a tendência é que esta semana seja mais tranquila que a semana passada. No entanto, não estão descartadas situações de ventos fortes, chuvas fortes, principalmente nas regiões Central, Zona da Mata e parte do Triângulo”, alerta o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa.

Leia Também:  Piso da Enfermagem: SES-MG discute soluções para tornar mais eficiente o processo de pagamento do complemento salarial

Ações

Desde a semana passada, após tempestades em diversos municípios, o Governo de Minas disponibilizou técnicos da Cedec para apoiar as cidades atingidas.

Os municípios que necessitarem podem captar recursos para ações de resposta e recuperação das áreas afetadas mediante ao reconhecimento da situação de anormalidade declarada. A solicitação de reconhecimento deve ser feita via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), assim como a solicitação de recursos federais para ações de resposta e reconstrução.

Em municípios em situação mais crítica, o Estado envia equipes da Defesa Civil que são responsáveis por dar suporte na reorganização do município e no atendimento à população.

Fortalecimento

Para fortalecer  ainda mais os municípios, a Cedec vem realizando treinamentos com as equipes das prefeituras. Além disso, segundo a coordenadoria estadual, a atual gestão fez o maior investimento em Defesa Civil da história de Minas Gerais. Ao todo, foram adquiridos 497 kits (R$ 163,4 mil cada), contendo viatura 4×4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos.

O investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em abril de 2020, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Leia Também:  Fhemig abre processos seletivos com salários de até R$ 9 mil 

Apoio do Estado

O governador Romeu Zema esteve, em 5/10, nas áreas atingidas pelas chuvas em Muriaé, na Zona da Mata. Ele vistoriou as ações de assistência adotadas pela prefeitura com apoio da Cedec-MG e da 4º Regional de Defesa Civil (4ª Redec), conversou com os moradores e colocou a estrutura do Governo do Estado à disposição para ajuda às famílias.

Na última semana, as fortes chuvas e granizo geraram estragos também em Alfenas, Capetinga, Juiz de Fora, Três Corações, São Gonçalo do Sapucaí, Alto Rio Doce, Senador Firmino e Barbacena.

Alertas por SMS

Vale lembrar que a população ainda pode obter informações da Defesa Civil ao enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199. Assim, o cidadão receberá diariamente mensagens de SMS com alertas meteorológicos. Basta se cadastrar informando o CEP da residência ou do local desejado para uma viagem, por exemplo. O cadastro é importante para auxiliar a pessoa a tomar medidas de atenção e proteção em tempo hábil.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Criminoso da lista do Procura-se é preso no Tocantins

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA