Minas Gerais
Minas inaugura maior parque de energia solar do Brasil, em Janaúba, no Norte do Estado
Minas Gerais acaba de ganhar a maior usina de produção de energia solar em operação do Brasil e uma das maiores da América Latina: o Complexo Solar de Janaúba, no Norte de Minas. O empreendimento tem capacidade de geração de 1,2GWp, o equivalente ao abastecimento de uma cidade de mais de 1 milhão de residências e teve um investimento privado de R$ 4 bilhões.
O evento de inauguração, realizado nessa segunda-feira (3/7), contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, representando o Governo de Minas, além de outras autoridades de órgãos federais e municipais.
O empreendimento, da empresa Elera Renováveis, conta com 20 parques solares em uma área de três mil hectares, o que equivale a cerca de 4.300 campos de futebol. No total, foram instalados 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos. Localizada a cerca de 550 quilômetros ao norte de Belo Horizonte, a cidade de Janaúba tem fortes índices de irradiação, pouca nebulosidade e é considerada uma das melhores regiões para a geração de energia solar do país.
As obras do Complexo Janaúba geraram cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos, sendo cerca de 70% da mão de obra contratada de moradores locais. O Complexo Janaúba tem também apoiado iniciativas sociais e ambientais na região, com ações alinhadas em reuniões com a população, como a reforma da praça do Distrito do Quem-Quem, principal espaço de lazer da comunidade, a instalação de um dessalinizador para melhoria da potabilidade da água no local e o lançamento do programa de capacitação de mão de obra feminina para as mulheres da região. Além das iniciativas já realizadas, a empresa tem um projeto de instalação de placas solares para geração de energia no Hospital Regional de Janaúba, que contribuirá para a redução na conta de luz.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Marília Melo, observa que o complexo é a concretização de uma etapa que une o desenvolvimento sustentável, o social e o econômico. “É um reforço na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem na região e que vão ter energia limpa, além dos empregos que já foram criados”, destaca.
Minas Gerais foi o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha Race to Zero – iniciativa global que visa neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa no planeta até 2050, sendo a energia limpa e renovável uma grande aliada. Como importante desdobramento dessa adesão, o Governo de Minas lançou, no fim de 2022, o Plano Estadual de Ação Climática (PLAC), que estabelece metas para mitigação e adaptação aos efeitos adversos do clima para o território mineiro.
“A inauguração do Complexo Solar de Janaúba, o maior do Brasil em operação, é um marco para a o setor de energias renováveis. Reforçamos também nossa qualidade e compromisso na entrega de energia limpa ao país, e a solidez de uma operação robusta e segura, contribuindo para uma transição energética sustentável. Além disso, grande parte da energia de Janaúba já está comercializada, contribuindo significativamente para que nossos clientes atinjam seus objetivos de descarbonização”, afirma Fernando Mano, CEO da Elera Renováveis.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.