Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Minas inicia Semana Nacional do Trânsito com blitz educativa 

Publicados

em

No período de 18 a 25/9, o Brasil se une para celebrar a Semana Nacional do Trânsito, evento anual dedicado a promover a conscientização e a segurança nas ruas do país.

Os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e diversas entidades privadas realizam várias atividades socioeducativas com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito. Motoristas, motociclistas e pedestres são convidados a observar comportamentos, refletir e modificar ações para promover um trânsito mais seguro.

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) se antecipou e abriu as celebrações da Semana Nacional do Trânsito 2023 com ação educativa, nesta quinta-feira (14/9), na MGC-356, em Belo Horizonte.

Equipes das Gerências de Educação para o Trânsito e Fiscalização abordaram motoristas e motociclistas para transmitir dicas sobre o uso obrigatório do cinto de segurança, equipamentos de proteção, perigos decorrentes do consumo de álcool, respeito às normas do trânsito, porte dos documentos obrigatórios, entre outros.
Foram distribuídos, também, materiais educativos com o tema da campanha “No trânsito, escolha a vida”.

Leia Também:  Governo de Minas vacina crianças e adolescentes em ações nas escolas

A ação contou com o apoio do Comando de Polícia Militar de Minas Gerais (CPMRv).

Cuidado e prudência

De acordo com a gerente de Educação Para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, a campanha de setembro é uma forma de reforçar a importância do cuidado e da prudência no trânsito. “O foco é disseminar a educação no trânsito ao máximo. A imprudência é uma ameaça à vida e devemos nos atentar a isso aumentando os cuidados e comportamentos defensivos”, avalia.

A gerente apresenta alguns números do Ministério da Saúde sobre as mortes no trânsito em 2022. Em Minas Gerais foram 2.556 acidentados que vieram a óbito, dos quais, 57% tinham idade de 20 a 49.

As cidades mineiras com mais ocorrências de mortes no trânsito são Belo Horizonte, em primeiro lugar, seguida por Montes Claros, Divinópolis, Sete Lagoas e Coronel Fabriciano.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Jucemg destaca avanços e ações entre municípios integrados à Redesim

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA