Minas Gerais

Minas integra encontro que promove fortalecimento da gestão ambiental

Publicados

em

Analistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participam, até 12/4, em Montes Claros, do primeiro Encontro de Gestores de Unidades de Conservação do Programa Copaíbas. A ação é uma oportunidade para troca de experiências sobre iniciativas conduzidas nas Unidades de Conservação (UCs) apoiadas pelo programa, além de promover momentos específicos para alinhamento de procedimentos e outros esclarecimentos.

O gerente de criação e manejo de Unidades de Conservação do IEF, Edmar Monteiro Silva, destaca a participação no encontro. “Podemos alinhar os procedimentos e acompanhar o que vem sendo feito em outras unidades de conservação em termos de implantação e gestão”, afirma. “O IEF tem um protagonismo na gestão de unidades e conservação, mas poder acompanhar o que vem acontecendo em outros estados fortalece ainda mais o trabalho do órgão”, completa Edmar.

O programa prevê a aplicação de mais de R$30 milhões para o fortalecimento de 12 unidades de conservação sob gestão do IEF em Minas, no bioma Cerrado. Também participam da iniciativa órgãos ambientais dos estados de Goiás, Mato Grosso e Maranhão.

Leia Também:  Congresso discute cobertura vacinal em Minas e no país

Copaíbas

O “Copaibas: Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos biomas Amazônia e Cerrado” é um programa de conservação ambiental coordenado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) viabilizado com recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas (NICFI).  

O acordo de cooperação técnica com o IEF foi assinado em 2021 e tem duração de 5 anos. O instituto atua prioritariamente no apoio para consolidação de Unidades de Conservação Estaduais; fomento ao uso público ; iniciativas para o suporte do Manejo Integrado do Fogo e Apoio e criação de Reservas Privadas do Patrimônio Natural (RPPNs)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Com programação cultural diversa, passeio natalino no Palácio da Liberdade é aberto ao público
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA