Minas Gerais
Minas participa de comitê de especialistas em administração pública, na ONU

O Governo de Minas, representado pela secretária de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luísa Barreto, participa da 21ª edição do Comitê de Especialistas em Administração Pública das Nações Unidas, que ocorre entre os dias 4 e 8/4 em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Com o tema “Transformando instituições e governanças para avançar melhor em direção a 2030”, o evento tem como um dos objetivos promover o compartilhamento de experiências bem-sucedidas em governança, administração pública e desenvolvimento sustentável em diversos países do mundo.
No caso de Minas Gerais, uma das experiências levadas pela secretária Luísa Barreto é a evolução no modelo de governança em desastres ambientais, a partir dos modelos de atuação de Mariana e Brumadinho, no que se refere às medidas reparativas de danos causados pelo rompimento de barragens, em 2015 e 2019, respectivamente.
O encontro é composto por membros e observadores do tema, incluindo os Estados membros do sistema das Nações Unidas e organizações da sociedade civil. Os participantes também têm a missão de apoiar o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, inclusive, avaliando e revisando o progresso dos objetivos de desenvolvimento sustentável em seus respectivos países e estados.
A secretária também cumprirá compromissos em outros eventos e instituições, em agenda pautada pelas temáticas de governança, liderança no setor público, administração pública e estratégia de gestão de riscos.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
UFV cria curativo biodegradável
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Projeto Compra Estratégica mobiliza produtores rurais na Zona da Mata