Minas Gerais
Minas recebe comitiva chinesa para troca de experiências sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) receberam, nesta sexta-feira (1/3), uma comitiva da Província de Jiangsu, na China, para uma troca de experiências sobre temas ligados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. O encontro foi realizado no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte, onde o grupo assistiu a diversas palestras com iniciativas do Governo de Minas que contribuem para a preservação de áreas verdes e melhoria da qualidade do ar.
O secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues, pontuou que as questões ambientais ultrapassam fronteiras e que a missão de minimizar os danos por efeitos climáticos severos deve ser compartilhada entre cidades, estados e países. O secretário lembrou ainda do estabelecimento de relações de regiões irmãs entre o Estado de Minas Gerais e o Governo de Jiangsu.
“Como testemunha da parceria de Minas Gerais e da China há 27 anos no desenvolvimento de energia, eu tenho certeza que caminhamos agora para uma parceria de desenvolvimento sustentável e de uma busca por soluções que possam minimizar os danos climáticos. As questões ambientais ultrapassam as fronteiras terrestres”, afirmou Leonardo.
Já o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Breno Lasmar, ressaltou que o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma área de preservação inserida dentro de um espaço urbano, reforçando a importância de se ter locais com rica presença de flora e fauna próximos a grandes centros. “Isso proporciona uma qualidade de vida superior para que a gente quebre um pouco essa ‘floresta de cimento’ que nós temos nas cidades”, disse.
O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Rodrigo Franco, enfatizou o desejo de o Sisema estreitar ainda mais as relações com a Província de Jiangsu para que possam, juntos, proporcionar desenvolvimento. “É prioridade para nós criar um ambiente favorável para investimentos e desenvolvimento sustentável em nosso estado”.
O diretor de Atração de Investimentos da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas), Leandro Andrade, também presente no evento, ressaltou que a parceria entre Minas Gerais e Jiangsu vem aumentando, citando como exemplo a instalação da empresa chinesa XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) em Pouso Alegre, e o esforço do estado para atrair investimentos verdes e sustentáveis.
“Hoje vocês terão a oportunidade de conhecer o que o Governo de Minas tem feito para cuidar ainda mais e preservar o meio ambiente e, sobretudo, superar desafios, resolver problemas com inteligência e criatividade, para que o nosso estado seja cada vez mais um estado melhor para se investir e se viver”, salientou.
Representando a comitiva de Jiangsu, o vice-diretor geral do Departamento Provincial de Ecologia e Meio Ambiente, Qian Jiang, não escondeu o encanto ao chegar em Minas Gerais e se deparar com diversas áreas verdes pelo estado. Qian relatou os desafios enfrentados em Jiangsu e disse se inspirar no Brasil para resolver as questões pendentes na Província.
“É um prazer estar no lindo estado de Minas Gerais. Estamos gostando muito e estamos surpresos de chegar nesse parque e ser um lugar tão verde. Trabalhamos no mesmo plano, criando um mundo mais verde para a nossa civilização”.
Palestras
Quem abriu o ciclo de palestras foi o gerente de Monitoramento Territorial e Geoprocessamento do IEF, Bruno Porto. Ele apresentou o projeto “Monitoramento Contínuo da Cobertura Vegetal”, que faz o levantamento das áreas do desmatamento no estado a partir de imagens de satélite. O objetivo principal é alimentar a base de dados da fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), avisando, ainda, de desmates feitos de forma irregular, sem autorização dos órgãos competentes.
Em seguida, a diretora de Qualidade e Monitoramento Ambiental da Semad, Priscila Koch, falou sobre monitoramento da qualidade do ar e controle de emissões. Ela citou a construção do plano de controle de emissões atmosféricas e quais foram os caminhos utilizados para a construção do documento. Priscila mostrou o exemplo que foi constatado na cidade de Betim, onde foi feito o inventário completo daquela região, com a identificação dos principais contribuintes para as emissões na cidade e o respectivo cálculo de metas de redução das emissões.
Por fim, a gerente de Recuperação de Áreas de Mineração da Feam, Patrícia Fernandes, falou sobre a recuperação ambiental das áreas de mineração. Ela apresentou o acompanhamento que a Feam realiza das minas paralisadas, bem como dos processos administrativos de fechamento de mina e da gestão das minas abandonadas.
Patrícia também apresentou o cadastro de minas abandonadas, que é um instrumento de gestão e publicização que a Feam tem para a sociedade. Além disso, a gerente mostrou números, como quantitativo de processos administrativos que estão sob análise da Feam atualmente, bem como estatísticas sobre acompanhamento de recuperação ambiental.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES6 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES6 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásINAES celebra 18 anos dedicados ao fortalecimento do agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025



