Minas Gerais
Minas registra a criação de mais de 170 mil empregos com carteira assinada em 2022

Minas Gerais fechou 2022 com um saldo positivo de 177.996 vagas de emprego com carteira assinada, conforme o balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (31/1). O resultado é fruto de 2.449.311 admissões e 2.271.315 desligamentos durante todo o ano.
Iolanda Benfica, analista de Políticas Públicas da Diretoria de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Emprego da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese), destaca a análise por setor, em que todos os grandes grupamentos econômicos registraram desempenho positivo.
“A área de Serviços liderou com a geração de 112.003 novos postos, seguido por Indústria (27.348), Comércio (25.573), Agropecuária (6.746) e Construção (6.326). Os dados mostram que o Governo tem se esforçado para garantir a inserção dos mineiros no mercado de trabalho, com políticas de atração de investimentos e formação de mão-de-obra”, afirmou.
Ela também ressalta que no comparativo com os demais estados brasileiros e o Distrito Federal, Minas Gerais ficou em terceiro lugar na geração de empregos em 2022, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, que registraram saldo positivo de 560.986 e 194.869 postos, respectivamente.
Num recorte mais aprofundado, 54% desse saldo de empregos com carteira assinada criado ficaram com mulheres, com escolaridade até o ensino médio completo, entre 18 a 24 anos de idade.
Acumulado
Apesar do saldo positivo no ano de 2022, o mês de dezembro, seguindo uma tendência dos demais 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, registrou queda no número de empregos formais. Ao todo foram 146.909 admissões contra 192.670 desligamentos em Minas, o que resultou em saldo negativo de 45.761 empregos formais. Já no país, o saldo negativo no período chegou a 431.011 postos.
No acumulado de janeiro a dezembro, no entanto, o resultado brasileiro foi positivo, com a geração de 2.037.982 empregos formais, fruto de 22.648.395 admissões e 20.610.413 desligamentos.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem