Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Minas renova parque tecnológico das escolas estaduais

Publicados

em


SEE – MG / Divulgação

A atual gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), segue com a política de investimentos robustos em infraestrutura nas escolas e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Ainda no primeiro trimestre de 2022, a previsão é a de que todas as unidades da rede recebam novos computadores, entre desktops e notebooks. Estão sendo destinados R$ 413 milhões para a aquisição de 89 mil equipamentos. Este é o maior investimento da história do Estado na modernização do parque tecnológico das escolas.

Com o investimento serão substituídos todos os computadores com mais de 5 anos de utilização. As SREs e unidades administrativas irão receber 1.599 desktops e 328 notebooks. As escolas serão contempladas com 80.965 desktops e 6.931 notebooks.

As melhorias tiveram início em 2021, houve a implantação e reestruturação das redes lógicas e elétricas das unidades de ensino, com investimento de R$ 66,3 milhões, beneficiando um total de 2.226 escolas, distribuídas por todas as regiões do estado.

Na prática 

Exemplo de intervenção vem da Escola Estadual Romualdo José da Costa, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que sofria com problemas estruturais de cabeamento, falta de tomadas em pontos estratégicos e, consequentemente, com a precária conectividade da internet. O diretor Natanael Barros Pereira conta que, no espaço, existia uma verdadeira “gambiarra”.

Leia Também:  Ambiente empreendedor favorável atrai empresa para Minas Gerais

“Foi feita uma reestruturação perfeita em todos os setores administrativos e parte do pedagógico, no laboratório de informática e na sala de vídeo. Tínhamos uma estrutura precária, cabos mal instalados, muita gambiarra, e hoje está muito bem organizado. Colocaram tubulação e realizaram mapeamento desses cabeamentos e pontos de rede”, comemora o diretor, citando a sala de informática como um dos pontos altos do projeto.

“O laboratório de informática, por exemplo, não era estruturalmente adequado para o ensino. Houve uma revitalização da sala, em que conseguimos implantar pontos em cada bancada e a organização dos computadores ficou melhor distribuída”, lembra Natanael.

Conectividade

SEE – MG / Divulgação

Segundo o diretor de infraestrutura tecnológica da SEE-MG, Adilson Silva, 2.226 escolas foram contempladas com recursos em 2021 e, no momento, a visualização de dados de performance e os resultados desse desempenho (dashboard de acompanhamento) está em andamento. Ainda segundo ele, a expectativa é a de que todas as escolas estaduais sejam contempladas neste ano.

O processo de reestruturação das redes lógica e elétrica das escolas tem o objetivo de garantir a conectividade efetiva dos computadores, organização, estabilidade e segurança das instalações e equipamentos.

Leia Também:  Rádio TJ Minas está há mais de 20 mil horas no ar

O diretor de infraestrutura tecnológica conta que foi necessário, levando em consideração a particularidade de cada escola, substituir, reformar ou ampliar toda parte lógica e elétrica, como a troca de dutos, cabos de rede, racks, switch e circuitos elétricos, entre outros.

Segundo Adilson, o resultado foi uma organização dos laboratórios de informática e dos setores administrativos das escolas mais adequadas, além da promoção de uma maior durabilidade dos aparelhos de informática e melhor acesso à conectividade.

“O projeto promoveu a inclusão digital em localidades em que a internet chegava de maneira precária, além de proporcionar ao educador mais condições no exercício de sua profissão. A utilização da internet na educação de nossas crianças e jovens atualmente é uma ferramenta imprescindível”, ressalta Adilson Silva.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Copasa investe mais de meio milhão em ações de preservação ambiental no Noroeste de Minas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA