Minas Gerais
Missão comercial do Governo do Estado aproxima setor avícola e de suínos de Minas com o mercado argentino
Missão comercial realizada pelo Governo de Minas, por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), promoveu o encontro do setor mineiro de carne suína e avícola com o setor de supermercados, indústrias e frigoríficos argentinos, com o objetivo de buscar novos mercados, ampliar canais de comercialização entre empresas de ambos os países e diversificar a pauta de exportações de estado.
Realizado entre os dias 16 e 17/5, na Embaixada Brasileira em Buenos Aires, o evento teve a presença de seis empresas mineiras do setor avícola e de suínos, e contou com a parceria da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig).
Representando a Secretaria de Agricultura, o subsecretário João Ricardo Albanez destacou a importância da missão comercial.
“Os grandes fornecedores de carnes de aves e suínos para o mercado argentino estão no sul do país, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná. O mercado argentino ainda não é um consumidor expressivo nas exportações mineiras de carnes de aves. Já em relação à carne suína, a Argentina ocupa o nono lugar das exportações do estado. Esta missão é uma oportunidade para o setor produtivo mineiro estreitar as relações comerciais e diversificar a pauta exportadora com a inclusão de produtos de maior valor agregado”, avalia.
O diretor de Promoção de Exportações da Sede, Marcelo Faria, também ressaltou o propósito da missão.
“Minas Gerais, apesar de não estar tão próximo da Argentina em termos logísticos, consegue apresentar um produto com valor competitivo e alta qualidade, em condições de concorrer com qualquer potencialidade que outros estados possam apresentar. No momento, a América do Sul como um todo participa somente com 8% do comércio internacional de Minas. E a Argentina se apresenta como um grande mercado a ser explorado, com potencial de enriquecimento da nossa pauta exportadora”, analisa.
Mercado argentino
Durante o encontro, o chefe da missão comercial na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Márcio Gasparri, apresentou a contextualização econômica da Argentina. Segundo sua análise, tem havido um crescimento significativo no consumo de frangos e suínos e redução no consumo da carne bovina.
De acordo com os dados apresentados, o consumo de carne de aves no país passou de 20 kg/por pessoa em 2003 para 45,5 kg/por pessoa no ano passado. A participação da carne suína na dieta proteica dos argentinos saltou de 7,9% em 2000 para 14,5% em 2021. Entre os fatores que explicam esse crescimento estão a percepção do consumidor sobre a qualidade do produto e o contexto econômico e de inflação no país.
Também foram abordados durante o encontro os aspectos técnicos e procedimentos burocráticos para a comercialização entre os países, além das informações sobre a logística e o transporte de mercadorias. Após as apresentações, foi realizada a rodada de negócios entre importadores argentinos e exportadores mineiros.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.