Minas Gerais
Missão do Governo de Minas à Índia avança na atração de investimentos e geração de negócios para o estado
O Governo de Minas Gerais esteve na Índia, no período de 14 a 18/3, para compartilhar experiências e estimular novas perspectivas comerciais. As boas relações empreendidas entre o Estado e o país asiático constataram não apenas a existência de interesses comuns, mas também objetivos semelhantes, tendo em vista a similaridade dos programas e ações de simplificação e desburocratização do ambiente de negócios do governo mineiro e, por exemplo, os propósitos da Invest India, agência nacional de promoção e facilitação de investimentos naquele país.
“Essa missão à Índia confirma as políticas do governador Romeu Zema que têm o objetivo de potencializar o desenvolvimento e os negócios no estado. Nesse sentido, há que se destacar as estratégias implementadas pela equipe do sistema de desenvolvimento econômico do Governo de Minas, que geram um ciclo virtuoso, registrando desempenho histórico também em atração de investimentos na ordem de R$ 211 bilhões, de 2019 até o momento”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Segundo o secretário, é grande a satisfação sobre a união de esforços entre Minas e Índia “para intermediação e a ampliação do panorama econômico em relação a setores estratégicos entre nosso estado e a Índia, como os de tecnologia, fármacos, ciências da vida, infraestrutura, energia, agroindustrial e transportes, bem como o fomento a políticas públicas eficazes para melhorar a sustentabilidade e o ambiente de negócios”, completa.
A delegação mineira também contou com a participação do vice-governador, Paulo Brant, da subsecretária de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Kathleen Garcia, do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, e demais representantes do Governo de Minas. Além da troca de experiências e informações, foram assinados memorandos de entendimento. A equipe econômica do Estado esteve na capital Nova Délhi e nas cidades de Mumbai e Bangalore.
Confira o detalhamento das agendas institucionais cumpridas neste link.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.