Minas Gerais

Moody’s eleva nota do BDMG pela primeira vez desde 2011 e atribui perspectiva positiva

Publicados

em

A Moody’s elevou o rating do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) de BBB.br para BBB+.br, com perspectiva positiva. A última vez que a agência de classificação de riscos havia concedido um upgrade para o banco havia sido em 2011.

Segundo relatório divulgado ao mercado, a elevação da nota reflete a melhora na qualidade dos ativos do BDMG e forte patamar de rentabilidade, que beneficia seus níveis de capital por meio da integralização dos resultados por parte do seu controlador, o Estado de Minas Gerais. Outros fatores destacados foram os níveis de inadimplência baixos e sem perspectiva de alta, além de uma estrutura de captação com alterações positivas, por meio da pulverização das fontes de recursos e redução na concentração de repasses.

Conforme a Moody’s, o BDMG reportava historicamente baixos níveis de liquidez. “Porém, conforme a estrutura de captação mudou, o banco precisou alterar seu processo de gestão de liquidez. Com isso, o nível de liquidez aumentou substancialmente, alcançando o patamar mais elevado do seu histórico, de 24,9% em março de 2022”, ressalta o relatório da agência.

Leia Também:  Conab faz a primeira revisão da projeção de safra de soja de 2024

Para o presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, a elevação do rating reflete um trabalho contínuo de equilíbrio entre a forte demanda por crédito pelos clientes do banco com a necessidade de preservação da sustentabilidade financeira. “Esta avaliação da Moody’s fortalece ainda mais a credibilidade da gestão financeira do BDMG no mercado. Estamos zelando pela solidez financeira da instituição em um cenário econômico de alta volatilidade e, ao mesmo tempo, cumprindo o nosso papel de indutor do desenvolvimento regional”, afirma Bomfim. No acumulado do ano, até 22/6, o BDMG já liberou R$ 836 milhões para empresas de todos os portes e municípios mineiros, alta de 15% sobre igual período do ano passado.

A perspectiva positiva para o rating do BDMG reflete a expectativa de que o banco crescerá estavelmente suas operações de crédito, mantendo os atuais níveis de inadimplência. A Moody’s espera que as renegociações de crédito não irão afetar novamente a qualidade de ativos. “A perspectiva positiva também incorpora a continuidade do processo de diversificação da estrutura de captação, elevando também a participação dos recursos de varejo, como Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Certificados de Depósitos Bancários (CDBs)”, destaca o relatório.

Leia Também:  Concurso Internacional de Queijo Artesanal terá avaliação coordenada pela Epamig ILCT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Seinfra divulga itinerário especial dos ônibus metropolitanos para o Carnaval 2024

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Política Estadual pela Primeira Infância recebe aval de Comissão

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA