Minas Gerais
Mostra em Belo Horizonte destaca potencial de projetos educacionais, sociais e produtivos da Fundação Caio Martins
A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) vai realizar, em 14/12, a 1ª Mostra Fucam, evento que visa valorizar a diversidade cultural e a riqueza produtiva dos municípios atendidos pela fundação.
A mostra será realizada na Cidade Administrativa (CA), das 11h às 17h. O Vão Livre do Prédio Minas será o cenário para a programação, que vai incluir uma feira livre com produtos elaborados pelos Centros Educacionais da Fucam por meio de seus projetos socioprodutivos e apresentações culturais dos alunos das oficinas de música que integram os projetos sociais e educacionais da fundação.
O presidente da Fundação Educacional Caio Martins, Frederico Corrêa Lima, explica que é a primeira vez que a fundação traz um pouco do interior do estado para a capital, apresentando à comunidade da Cidade Administrativa as ações que beneficiam centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade.
“A feira destaca não apenas o potencial de desenvolvimento econômico, mas também a dedicação da Fucam em fornecer educação de qualidade e qualificação profissional para as comunidades rurais. A Mostra Fucam é apenas uma pequena parte do vasto conjunto de ações que são realizadas diariamente em sintonia com os seis Centros Educacionais e oito escolas estaduais”, destaca.
“Nossa feira evidencia o potencial de desenvolvimento de ações voltadas para a empregabilidade e nossas oficinas trazem oportunidades para que os estudantes trilhem caminhos de cultura, esporte e lazer”, diz Frederico Corrêa Lima.
Segundo a gerente de Ações Socioprodutivas da Fucam, Teresa Cristina Gusmão, o evento é uma oportunidade para que os beneficiários dos seis centros educacionais possam apresentar seus conhecimentos e comercializar seus produtos.
“Cada um dos Centros Educacionais trará para a Cidade Administrativa um de seus projetos. Serão apresentados os projetos de feiras livres, viveiro de mudas nativas, apicultura, horta agroecológica e produtos derivados do leite”, detalha.
“As ações buscam o desenvolvimento pleno das atividades nas regiões onde estão os Centros Educacionais da Fucam, contribuindo com o processo de desenvolvimento integral e autonomia das pessoas, possibilitando a garantia do seu próprio sustento”, afirma Teresa Cristina.
Um dos objetivos da mostra é expor e valorizar o trabalho realizado pela fundação e pelos Centros Educacionais, garante Esther Augusta Nunes Barbosa, gerente de Ações Educacionais.
“É um momento importante para apresentarmos, publicamente, o valor das nossas ações e o potencial de transformação local que vem ocorrendo. Vamos apresentar os alunos das oficinas de música, produção de apicultura, nossas feiras, distribuição de mudas, entre outros”, destaca.
Além das atrações da Fucam, a mostra contará com a participação da Feira da Agricultura Familiar e Urbana do Campo pra CA viabilzada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) que promove e valoriza os pequenos agricultores e oferece espaços para a comercialização de produtos da agricultura familiar na Cidade Administrativa.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.