Minas Gerais
Movimento Ecos 2024: escolas da rede estadual de ensino podem participar de atividades em defesa e conscientização do meio ambiente
O envolvimento dos estudantes em questões ambientais contribui para sua conscientização sobre os desafios ambientais enfrentados no planeta, como mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade. E neste sentido, o Movimento Ecos se tornou uma referência para escolas e estudantes do ensino médio. No último sábado (6/4), a Escola Superior Dom Helder Câmara lançou a edição de 2024 do Movimento ECOS, que tem como tema “Mudanças Climáticas: Causas e Efeitos que Afetam a Sustentabilidade”.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Movimento Ecos promove atividades socioeducativas e culturais desde 2011, incentivando ações voltadas para a sustentabilidade. Em consonância com o tema deste ano, estão sendo desenvolvidos quatro editais autônomos, abrangendo áreas como redação, robótica, certificação ambiental e festival cultural.
“Essa é uma parceria muito importante para levar educação e consciência ambiental para nossos estudantes. A cada ano temos novas adesões de escolas estaduais de ensino médio e, para isso, é importante que os estudantes provoquem seus professores e juntos participem. Essa parceria da SEE/MG e da Dom Helder tem sido muito frutífera e esperamos cada vez mais adesão das escolas”, afirma a coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular da SEE/MG, Rosália Diniz.
Para participar dos editais, as escolas devem se credenciar até o dia 6/5, neste link. São quatro editais sendo, dois de abrangência estadual – para todas as escolas de ensino médio de Minas Gerais e dois exclusivamente para 50 municípios da abrangência da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Colar Metropolitano.
Especialização em Educação Ambiental
Além das atividades do Movimento Ecos, o evento também marcou a entrega de certificados de especialização em Educação Ambiental para 42 servidores da rede estadual de ensino. O curso foi oferecido por meio do programa Trilhas de Futuro Educadores, o maior projeto de formação continuada já desenvolvido pelo Governo de Minas, que oferece gratuitamente cursos lato sensu e formações stricto sensu para servidores da Educação.
Os concluintes também foram convidados para serem “Embaixadores do Movimento Ecos”, assumindo o compromisso de desenvolver atividades no Centro de Educação e Cooperação Socioambiental da Dom Helder, em parceria com o Fundo Nacional do Meio Ambiente, por meio da Pegada Ambiental ou outra atividade a ser desenvolvida em sua unidade de trabalho, bem como o apoio e fortalecimento das ações do Movimento ECOS, via editais previstos.
A professora de Geografia Adriana Fernandes dos Santos, que leciona em Betim, compartilhou sua experiência com o Trilhas de Futuro Educadores e elogiou o conceito do programa. “O processo de inscrição foi simples, não teve burocracia, e a recepção da faculdade foi muito boa. O curso foi além do esperado e abordou questões legais, o que achei muito interessante e recomendo”, destacou.
A professora Jenniffeer Melo, de Belo Horizonte, também recebeu seu certificado e enfatizou a qualidade da especialização proporcionada pelo Trilhas de Futuro Educadores. “O curso é de alta qualidade, exigiu o envolvimento dos estudantes e as avaliações foram criteriosas. Além disso, adaptaram-se às necessidades dos alunos do curso, o que foi muito bom”, concluiu.
Movimento Ecos
O Ecos é um movimento socioambiental que trabalha em defesa do meio ambiente, promovendo atividades culturais e socioeducativas junto às instituições escolares de ensino médio. Em conjunto com a SEE/MG, por meio de cooperação técnica, são desenvolvidas diversas iniciativas com estudantes, docentes e diretores de instituições da rede pública e privada de Minas Gerais.
O objetivo é contribuir para a criação de ideias e hábitos saudáveis por meio de projetos que promovam a consciência ambiental nos âmbitos individual, institucional e comunitário. Assim, a realidade vivida se torna objeto de estudos e ações permanentes. Pedagogicamente, o Movimento está alinhado às diretrizes e pressupostos da Educação Ambiental e ao Currículo Referência Minas Gerais (CRMG) e promove o engajamento estudantil em prol da consciência ecológica e da sustentabilidade.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.