Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Município do Jequitinhonha recebe R$ 7,6 milhões para ampliação do sistema de esgotamento sanitário

Publicados

em

O município de Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, com cerca de 11 mil habitantes, está passando por uma transformação. Isso porque a Copasa está investindo mais de R$ 7,6 milhões em obras de adequação e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) nos bairros Pampulhinha, Dr. Sinval e Centro.

Os investimentos na cidade garantirão a execução de 358 ligações prediais, que serão convertidas de esgoto coletado para esgoto tratado, e que beneficiará diretamente 4.376 moradores. Ao término dos trabalhos, 85% da cidade será atendida com esgoto coletado e tratado.

“A Copasa está em busca da universalização dos serviços que presta aos mineiros e, por isso, está investindo em diversas obras de esgotamento sanitário e abastecimento. Temos a certeza de que a cidade de Jacinto será transformada após a conclusão desta obra”, reforçou o gerente regional de Almenara, Flávio Campos.

Até o momento, foi concluída a implantação de mais de 4.240 metros de interceptores. Estão em execução ainda 4.907 metros de redes coletoras de esgoto na sub-bacia do bairro Dr. Sinval e 1.166 metros de redes coletoras de esgoto no bairro Pampulhinha e sub-bacia 06. Também estão em andamento a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), bem como 274 metros de linha de recalque para o local.

Leia Também:  Plenário recebe vetos parciais ao PPAG e ao Orçamento

Estão sendo feitas adequações na Estação Elevatória de Esgoto Final na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e outras melhorias nos equipamentos e instalações. A previsão de conclusão desses serviços é até o fim deste ano.

Benefícios do tratamento de esgoto

O tratamento de esgoto proporciona benefícios sociais, econômicos e a melhoria das condições de saúde da população. Com o sistema de esgotamento sanitário, o município está habilitado a receber o ICMS Ecológico, como forma de incentivo para criação de mais áreas de preservação ambiental ou para melhoria das condições dos atuais espaços existentes, garantindo mais qualidade de vida e saúde para os moradores.

Além disso, a destinação adequada do esgoto evita propagação de doenças de veiculação hídrica, melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e proporciona mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e região.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 14 de outubro

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA