Minas Gerais

Municípios mineiros assinam contratos do Digitaliza Brasil

Publicados

em


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e o Ministério das Comunicações formalizaram nesta quarta-feira (16/3) o “Digitaliza Brasil”, projeto que tem a proposta de levar o sinal da TV digital para diversos municípios no país. 
Minas Gerais é pioneiro na operacionalização desse projeto, garantindo a chegada da programação da Rede Minas a 470 municípios com até 50 mil habitantes. Com isso, 4,7 milhões de mineiros vão ter acesso ao conteúdo da emissora pública mineira. 

A assinatura simbólica dos contratos entre governo e prefeituras foi realizada durante cerimônia na Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica. Participaram o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, o presidente da Empresa Brasil de Comunicações, Glen Valente, entre outras autoridades e gestores municipais.  

Acesso ampliado

De acordo com secretário Leônidas Oliveira, o momento é de celebração para a população mineira, que passará a ter a Rede Minas mais próxima e mais presente em seus lares. Oliveira afirma ainda que a partir da consolidação do projeto, a cultura e o turismo, bem como a mineiridade, serão elementos cada vez mais significativos para as pessoas, que poderão ter acesso à grade de programação da emissora pública e conhecer, cada vez mais, o próprio estado.

“O Digitaliza Brasil é um programa que vai garantir o acesso à TV Digital. A participação de Minas Gerais foi uma conquista do governo estadual, por meio da Empresa Mineira de Comunicação. Junto com a EBC, nossa grande parceira nesse momento, levamos notícias, arte, cultura e formação de qualidade”, disse o secretário.

Presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis explicou que, por meio da iniciativa, a Rede Minas passa a estabelecer um vínculo ainda mais forte com a população do estado. “Há um grande desafio de produzir e levar conteúdo qualificado para os lares dos mineiros e nós já estamos avançando muito. Com o projeto ‘Gerais+Minas’, temos contado nossas histórias e mostrado o nosso território. O Digitaliza Brasil vai nos auxiliar a difundir ainda mais esse sentimento de ser mineiro”, destacou. 

Leia Também:  Brasil já soma 160 casos de gripe aviária

A cerimônia de assinatura dos contratos do Digitaliza Brasil foi transmitida ao vivo pelo canal de YouTube da Secult. Confira a íntegra da solenidade aqui.

Acesso ao sinal digital 

O Digitaliza Brasil é uma iniciativa do Ministério das Comunicações para garantir o acesso dos brasileiros à TV digital. O protocolo de intenções entre A EMC e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi assinado em outubro de 2021. Desde então, diversos municípios mineiros já aderiam ao projeto, e Minas Gerais está na lista dos estados que vão ser contemplados na primeira fase do projeto”, abrangendo 28,7% do total de municípios que serão atendidos no país, o que corresponde a um montante de cerca de R$ 200 milhões. 

De acordo com o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, cerca de 1.638 municípios estão aptos a integrar o Digitaliza Brasil. Em Minas, já são 470 cidades contratualizadas. Para Martinhão, a forte adesão do estado ao projeto vai projetar Minas em diversas telas do território nacional. 

“É um programa focado em levar qualidade de imagem, som e interação com a internet, que vai para os pequenos municípios do Brasil. Aqui em Minas, cerca de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas.  Os conteúdos produzidos aqui, em especial pela Rede Minas, são de altíssima qualidade, e é exatamente esse o nosso interesse em fomentar o sinal digital. Por meio da TV Brasil e da Rede Minas, o estado vai ser visto e admirado”, afirmou. 

Leia Também:  Sedese e Servas assinam contrato de gestão para impulsionar ações de desenvolvimento social no estado

Minas

Com o Digitaliza Brasil, o sinal digital vai chegar às cidades mineiras que, até então, contavam apenas com transmissão analógica. A adesão vai permitir a difusão, de qualidade, da TV aberta. Dessa forma, o sinal da Rede Minas para o estado é ampliado, possibilitando aos mineiros acompanhar a programação educativa, cultural, de informação e entretenimento da emissora pública. Atualmente, a Rede Minas também atende aos estudantes com teleaulas, em um compromisso com a educação.

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Valente, destacou que a grande adesão dos municípios mineiros ao Digitaliza Brasil sinaliza para o sucesso do projeto. “Minas Gerais agiu muito rápido e, até o fim, de 2022 vai estar em um momento diferente em relação aos demais estados. Isso quer dizer que essa mineiridade, que vocês têm tanto orgulho, será exibida em todo o Brasil. A relação celebrada aqui hoje é uma relação de ‘ganha-ganha’, com um importante legado que vamos deixar para o futuro”, pontou.

Prazos  
As obras para instalação dos transmissores começam ainda em 2022, com equipamentos que levarão o sinal digital de TV para os municípios contemplados no programa, que também vai oferecer conversores de televisão com interatividade e desempenho otimizado para as famílias integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) e para beneficiários do programa Bolsa Família que atendem aos critérios estabelecidos Decreto nº 6.135, de 2007. 
A Rede Minas oferece programação própria focada em educação, cultura, informação e entretenimento e coloca, na tela, os municípios mineiros e suas pluralidades. A emissora também se destacou como pioneira na exibição de conteúdos escolares para estudantes. Mais informações sobre a emissora estão disponíveis em www.redeminas.tv. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Brasil já soma 160 casos de gripe aviária

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Municípios que aderiram ao pacto pela retomada de obras da educação devem responder pedidos de ajustes

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA