Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Municípios mineiros recebem certificação e selo de boas práticas pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Publicados

em

SES-MG / Divulgação

Passos, Divinópolis e Coronel Fabriciano foram os três municípios mineiros que conquistaram do Ministério da Saúde a certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV. Os municípios de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Montes Claros receberam o selo prata de boas práticas para acabar com a propagação da doença das mães para os filhos.

As certificações foram concedidas pelo Ministério da Saúde, em solenidade realizada na Fundação Oswaldo Cruz em Brasília (DF) em 7/12. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) – nível central e unidades regionais de saúde – e dos municípios.

“Essa é uma grande conquista para Minas Gerais, porque reconhece a atuação dos trabalhadores de saúde dos municípios mineiros e do Estado. Essa certificação reflete a qualidade da atenção à saúde prestada às gestantes e crianças mineiras, evitando a ocorrência da transmissão vertical do vírus do HIV”, avaliou a diretora de Vigilância de Condições Crônicas, Ana Paula Mendes Carvalho.

Certificação

A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é aprimorar as ações de prevenção, de diagnóstico, de assistência e de tratamento das gestantes e das crianças.

Leia Também:  Rachel Sheherazade agita web após eliminação de Jenny: ‘A lei do retorno’

Além disso, busca garantir a qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação da transmissão vertical e do HIV no Brasil.

Os critérios para certificação, em Minas Gerais, envolveram indicadores de impacto, como incidência de infecção pelo HIV em crianças devido à transmissão vertical, taxa de transmissão vertical do HIV e indicadores de processo como proporção de gestantes com pelo menos quatro consultas de pré-natal, proporção de gestantes com pelo menos um teste de HIV durante o pré-natal, proporção de gestantes em uso de Terapia antiretroviral  (TARV) e proporção de crianças expostas ao HIV que receberam a profilaxia antirretroviral.

São elegíveis à certificação municípios com mais de 100 mil habitantes e que atendam a critérios estabelecidos no Guia de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, em consonância com a Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A eliminação da transmissão vertical dessas doenças consiste em um marcador da qualidade da atenção à saúde ofertada à população. Por isso, a SES, por meio da coordenação estadual de IST/ Aids e Hepatites Virais do estado, se empenhou em assessorar os municípios, apoiando o trabalho realizado nesse processo em busca da certificação”, explica Ana Paula.

Leia Também:  Reparação de Brumadinho e municípios atingidos avança com fiscalização rigorosa do Poder Público 

Transmissão vertical

A transmissão vertical ocorre quando a mãe não é diagnosticada ou tratada adequada e oportunamente. Nestas situações pode ocorrer a transmissão da infecção do HIV e/ou sífilis para criança durante a gestação ou parto. No caso do HIV, a transmissão também pode ocorrer durante a amamentação.

Segundo a coordenadora de IST/ Aids e Hepatites Virais do estado de Minas Gerais, Mayara Marques de Almeida, o estado desenvolve ações para interromper esse ciclo de transmissão. Medidas como a distribuição de teste rápido para todos os municípios a fim proporcionar o diagnóstico rápido e precoce e a distribuição de antirretrovirais para as 75 Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) para o tratamento das pessoas vivendo com HIV/ Aids são realizadas.

“Os testes diagnósticos, tratamento e medidas profiláticas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) ”, finaliza Mayara Marques de Almeida.

Mais informações em https://www.saude.mg.gov.br/aids.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Presos limpam ruas e reconstroem casas atingidas pelas chuvas em Rio Pomba

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA