Minas Gerais
Municípios têm até 28/2/2023 para adesão ao Programa Saúde nas Escolas

Iniciativa relacionada à gestão de pessoas é exemplo de que educação e saúde são áreas que andam de mãos dadas. Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no distrito de Perpétuo Socorro, em Belo Oriente, Vale do Rio Doce, identificou estudantes com possíveis sinais de alteração visual e realizaram a entrega de óculos de correção. A unidade pertence à Superintendência Regional de Coronel Fabriciano.
“O Programa Saúde na Escola é de grande importância para os estudantes, visto que a gente mora em uma área de pessoas carentes, com alto índice de vulnerabilidade. O importante dessas ações é prevenir e identificar problemas de saúde e auxiliar no desenvolvimento dos alunos”, afirma a diretora da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Maria Helena Duarte Mendes.
A iniciativa foi apresentada no encontro nacional de 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em Brasília, entre 7 e 9/12.
A professora de educação física Maria Linetti Soares de Oliveira, servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Oriente e responsável pelo projeto no município, explica que a motivação para a aplicação do Teste de Snellen, exame que avalia a acuidade visual, foi identificar alguma alteração visual e tratar de maneira precoce para evitar que o problema afete o desempenho e o aprendizado dos estudantes.
Além disso, a profissional completa: “outro ponto avaliado para a preocupação com a saúde ocular foi a pandemia, época que aumentou o uso de telas como celulares, tablets, computadores e televisão”.
Acompanhamento
No município, um total de 3.033 estudantes das rede estadual, municipal e de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foram submetidos ao Teste de Snellen, dos quais foram identificadas prováveis alterações em 365 alunos, que foram encaminhados ao oftalmologista.
Um acordo entre os responsáveis pelo PSE na região e entidades municipais possibilitaram o fortalecimento do programa para a aquisição de material para consultas e coerreções. Até o momento, 47 óculos já foram entregues a alunos que precisavam da correção visual e sentiam esse impacto no dia a dia escolar, como dificuldade de leitura, escrita e prejuízos nas relações interpessoais.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação instituída pelo Decreto Presidencial n.º 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Seu objetivo é contribuir para o fortalecimento de ações intersetoriais da saúde e da educação no enfrentamento de vulnerabilidades, assim como ampliar o acesso ao conhecimento para o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de educação básica.
São disponibilizados materiais didáticos, chamados cadernos temáticos e guias de bolso, especificamente elaborados para os professores e agentes de saúde atuarem de forma qualificada com as temáticas abordadas pelo programa.
Como participar
Está aberta a adesão ao Ciclo 2023/2024 do Programa Saúde na Escola. O processo poderá ser feito até 28/2/2023 e deverá ser realizado por meio da plataforma e-Gestor AB, disponível em https://egestorab.saude.gov.br/, no módulo do PSE, conforme passo a passo disponível na plataforma.
A adesão ao programa é realizada a cada dois anos por meio de pactuação entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, firmada pelo preenchimento das informações das escolas participantes do PSE no Portal e-Gestor do Ministério da Saúde.
O PSE possui um público prioritário para a adesão ao programa, sendo eles: creches públicas e conveniadas do município; escolas rurais; escolas com estudantes em medida socioeducativas; e escolas que tenham, pelo menos, 50% dos estudantes matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem