Minas Gerais

Museu Mineiro recebe atividades gratuitas da 22ª Semana Nacional de Museus

Publicados

em

O Sistema Estadual de Museus, em parceria com o Museu Mineiro, traz para a 22ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é “Museus, educação e pesquisa”, uma programação voltada para a formação e o fortalecimento do campo museal.

Nesta quarta (15/5) e também na sexta-feira (17/5), serão oferecidas, de forma gratuita, no Museu Mineiro, no Circuito Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, a “Oficina de Plano Museológico” (inscrições neste link), com Ranielle Menezes, museóloga e docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a palestra “Desafios da educação museal” (inscrições neste link), com Adriana Mortara, também docente do curso de museologia da instituição.

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, em 18/5.

O evento tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A 22ª edição acontece desta segunda-feira (13/5) a domingo (19/5) e só em Minas Gerais são mais de 139 instituições participando, distribuídas em 69 municípios.

Leia Também:  Aluna de escola estadual em Ouro Preto é destaque em robótica
Israel Crispim / Divulgação

Programação

A proposta da “Oficina de Plano Museológico”, que será realizada em 15/5, das 13h30 às 17h30, é oferecer uma visão abrangente sobre como desenvolver esse plano, cobrindo desde conceitos de planejamento e gestão até diagnósticos, definição de objetivos e elaboração de programas e projetos.

O Plano Museológico é um requisito legal para todos os museus, conforme estabelecido pela Lei nº 11.904/09 e Decreto nº 8.124/2013. Este plano é uma ferramenta essencial de planejamento estratégico, adaptada às necessidades específicas da gestão museológica.

Já na palestra “Desafios da educação museal”, promovida em 17/5, a partir das 14h, Adriana Mortara convida à reflexão sobre o amadurecimento das pesquisas no campo da museologia, os desafios que ficam evidentes na prática e os possíveis caminhos de enfrentamento da educação museal.

Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais

O Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (Semmg), é entendido como um organismo indispensável para o estabelecimento de uma plataforma comum a todos os museus do estado, tendo como compromisso incentivar o intercâmbio e a disseminação de informações museológicas e o fortalecimento dessas instituições.

Leia Também:  Show "Contemporaneidade" é atração do Zás desta semana

Museu Mineiro

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras.

Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti, entre outros.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos 18 e 19, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, e a coleção de santos de devoção popular.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PCMG recebe investimento superior a R$ 2,5 milhões em equipamentos
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA