Minas Gerais
Mutirão de castração animal supera expectativa e atende mais de 600 cães e gatos em BH

O mutirão de castração gratuita de cães e gatos, realizado durante a Semana do Meio Ambiente 2022, superou as expectativas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e parceiros. Com alta procura pelo serviço, feito no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), entre os dias 4 e 9/6, em Belo Horizonte, foram atendidos 603 animais em seis dias de campanha. Os dados consolidados foram divulgados pela Semad nesta segunda-feira (13/6).
O sucesso da ação, coordenada por meio do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos da Semad com apoio de parceiros voluntários, motivou os organizadores a estender o prazo de atendimento, que seria de cinco dias e passou a ser de seis. “Foi uma procura constante. Em princípio, o mutirão seria de apenas cinco dias, começando no sábado (4/6) e terminando na quarta-feira (8/6). Mas, houve uma procura grande pelo cadastro e aumentamos um dia a mais de mutirão”, comenta a coordenadora da Fauna Doméstica, Patrícia Carvalho.
Com foco em cães e gatos de protetores de baixa renda e de pequenas ONGs, o mutirão em Belo Horizonte contou com o cadastro dos animais, aberto ao público em geral. Foi também disponibilizado atendimento veterinário voluntário mediante ordem de chegada em animais que não estavam em atendimento para a castração, além da realização de testes rápidos para cinomose e leishmaniose.
Todo o procedimento para castrar cães e gatos foi feito pela ONG Ajuda, por meio de profissionais capacitados. A parceria com a ONG Ajuda é fruto de convênio firmado com a Semad, via emenda parlamentar.
“Uma ação como essa não se faz sozinho, a Semad é parceira das ONGs nesse trabalho e estamos muito felizes com o sucesso que estamos alcançando. A alta procura nos aponta haver muito que se fazer e que o nosso serviço está conseguindo obter vitória naquilo que ele se propõe: controle ético populacional de cães e gatos, com qualidade de vida para os bichos e para a população”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Metas
Até maio deste ano, o Governo de Minas apoiou, por meio Programa Estadual de Esterilização de Animais Doméstico, a castração de 29 mil cães e gatos em todo estado. A expectativa é a de que, até o final de 2022, sejam realizadas 79,9 mil castrações via convênios com o Estado e 50 mil pelo programa Conheça Seu Amigo, em que a castração é contrapartida para o recebimento dos microchips.
Gestão da fauna
O manejo populacional de cães e gatos em Minas Gerais é feito pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad, desde 2019. Atualmente, a gestão conta com o Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos, além do Programa Estadual de Microchipagem “Conheça Seu Amigo” e o Banco de Dados de Microchipagem.
Dentro do Programa ‘Conheça Seu Amigo’, o Estado entregou microchips e leitores a 74 cidades, selecionadas vias edital, totalizando uma meta de 62,9 mil cães e gatos microchipados. Por meio do microchip, o poder público municipal identifica a população canina e felina da sua localidade, com foco naqueles que vivem nas ruas e pertencem à população de baixa renda, bem como aqueles sobre a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas