Minas Gerais
Natal da Mineiridade apresenta concerto do Coral Lírico em janelas do Circuito Liberdade
Para presentear os frequentadores da Praça da Liberdade, na capital mineira, com uma cantata de Natal cheia de emoção, o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) realiza a última apresentação deste ano com um concerto especial.
Parte integrante da programação do Natal da Mineiridade, o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado (FCS) leva ao público dez peças com temas natalinos. O evento ocorre na fachada e janelas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), equipamento integrante do Circuito Liberdade, nos dias 17 e 18/12 (sábado e domingo), às 18h.
São dez peças com temas de Natal, entre elas “O primeiro Natal”, do músico Jessé, “Ó noite Santa”, Adolphe Adam, com arranjo de Roberto Tibiriçá, a clássica “Hallelujiah˜, de Handel. O público também vai conhecer, e apreciar, os arranjos de Fred Natalino para os trabalhos “Suíte Natalina”, e “Mr. Santa”. O programa ainda contempla “Swingin’ whith the saints”, com arranjo de Mark Hayes.
Quem passar pela região do Circuito Liberdade vai se encantar com as músicas natalinas que serão interpretadas sob regência da maestrina Lara Tanaka, regente associada ao Coral Lírico de Minas Gerais.
“Queremos aproveitar os visitantes do Circuito Liberdade e as famílias que têm a tradição de visitar as belas luzes de Natal da Praça da Liberdade. Vamos celebrar o Natal com uma variedade de obras que fazem jus a tradição natalina”, explica Lara.
Programa
• Eis os anjos (Felix Mendelssohn)
• Adeste Fidelis (John Francis Wade)
• O primeiro natal (Jessé)
• Ó Noite Santa (A. Adam, arranjo Roberto Tibiriçá)
• And the Glory (G.F. Handel)
• For unto us a child is born (G.F. Hnadel)
• Hallelujiah (G. F. Handel)
• Suíte Natalina (arranjo Fred Natalino)
• Mr Santa (de P. Ballard com arranjo de Fred Natalino)
• Swingin’ whith the saints (tradicional Norte Americano com arranjo de Mark Hayes)
Coral Lírico
O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais.
Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da FCS, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia e Lírico em Concerto, além de concertos em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras, com entrada gratuita ou preços populares. Atua, também, nas temporadas de óperas realizadas pela fundação.
Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Sílvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes, Lincoln Andrade e Lara Tanaka. Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais tornou-se Patrimônio do Estado em 2018 e comemorou quarenta anos em 2019.
Serviço
Coral Lírico de Minas Gerais apresenta concerto de Natal
Data: 17 e 18/12/2022 (sábado e domingo)
Horário: 18h
Local: Prédio Verde do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) – Praça da Liberdade – Belo Horizonte (MG)
Programação gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.