Minas Gerais
Noite Mineira de Museus e Bibliotecas chega à sétima edição neste mês

Com 69 atividades e participação de 37 municípios, a sétima edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas será realizada nesta quinta-feira (9/5), com maior adesão de museus. A iniciativa do Governo de Minas é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).
A proposta, executada desde 2022, é estender por um dia, a cada dois meses, o horário de funcionamento dos equipamentos culturais para que os visitantes que trabalham ou estudam em horário comercial tenham a oportunidade de participar das atividades durante a semana. O funcionamento durante a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas será de 18h às 22h.
Dentro da variada programação que acontecerá em 69 equipamentos culturais diferentes, haverá contação de histórias, clube de livros, exposições, ateliês abertos, debates, visitas mediadas, debates e outras atividades.
Confira a programação completa, com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Nesta edição, a novidade fica por conta da maior adesão de museus, que aumentaram em 27% a sua participação em relação à última edição. Entre os novos participantes estão o Museu histórico Ojú Aiyê (Matozinhos), o Centro de Memória da AngloGold Ashanti (Nova Lima), o Museu Regional de São João del-Rei e o Museu da Capela- Irmãs Dominicanas de Monteils (Uberaba).
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma ação bimestral que visa propiciar a articulação do trabalho em rede dos equipamentos culturais, com objetivo de incentivar novas atividades, dar visibilidade a elas e formar novos públicos, de modo que o atendimento seja expandido. São realizadas nos museus e nas bibliotecas de todas as regiões de Minas Gerais.
Municípios participantes
Alto Jequitibá, Antônio Carlos, Araxá, Belo Horizonte, Campanha, Cordisburgo, Frutal, Guarda-Mor, Ipatinga, Itaguara, Itambacuri, Lagoa da Prata, Lavras, Mariana, Matias Barbosa, Matozinhos, Minas Novas, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Papagaios, Paracatu, Paraopeba, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Salinas, Santa Rita do Sapucaí, São João del-Rei, São José do Alegre, Sarzedo, Silvianópolis, Tumiritinga, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO6 dias atrás
Polícia Civil desmantela suposto esquema milionário de notas frias ligado a funcionário do Sindicato Rural
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Deputado do PL multiplica contas bancárias de instituições ligadas a membros do INSS
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Café em Transformação
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Senar abre inscrições para cursos técnicos
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Minas lidera ranking da “Lista Suja”
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Minas possui mais de mil eletropostos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Tarifaço: Divinópolis entre as mais afetadas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Conecta Com Minas mobiliza Indústria da Comunicação