Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Nova diretoria da ABCZ toma posse em Uberaba

Publicados

em

A nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) tomou posse, neste sábado (4/2), em cerimônia realizada no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O vice-governador, Professor Mateus, participou do evento, que instituiu o nome de Gabriel Garcia Cid para a presidência da associação no triênio 2023-2025.

Criada em 1934, a ABCZ tem como objetivo defender os direitos dos produtores rurais. A associação conta com mais de 22 mil associados em todo o país, e é responsável pela organização da ExpoZebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo. 

Também estiveram no evento o ministro de Agricultura e Abastecimento, Carlos Fávaro, e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

O vice-governador ressaltou a importância da associação para o estado e, também, para o país. “A ABCZ é o coração da genética de melhoramento da carne bovina. O Brasil não seria o que é em termos de pecuária e produção bovina não fosse a atuação da ABCZ há mais de cem anos. É um orgulho muito grande ter aqui em Uberaba o centro da tecnologia genética do Brasil, que exporta para o mundo inteiro”, disse.

Leia Também:  TJMG participa da posse do novo chefe do Gabinete Militar do Governador

“O Governo de Minas continuará trabalhando pela pecuária do estado, que tem  reflexo em todo Brasil. Temos muito orgulho de ter anunciado na ExpoZebu do ano passado que Minas passou a ser área livre de febre aftosa e que a vacinação do gado estaria dispensada a partir deste ano, cuja expectativa é gerar uma economia de R$ 700 milhões aos produtores. É um valor que pode ser investido para melhorar a produção. E seguiremos, ao lado do produtor, fazendo o que for possível para que sejamos o centro da genética nacional”, acrescentou.

Pró-genética

O secretário, Thales Fernandes, também acompanhou a cerimônia de posse. Segundo ele, a proximidade com a associação é valiosa para o estado. “É um prazer para o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento dar continuidade às parcerias com a ABCZ, que têm rendido bons frutos, como o Programa Pró-Genética, com resultados fantásticos para a pecuária mineira. E é uma grande satisfação estarmos aqui em Uberaba, o polo mundial de criadores do boi zebu, para prestigiarmos a posse da nova diretoria”, afirmou.

Nova diretoria

Natural de Sertanópolis, no interior do Paraná, Gabriel Cid é membro da terceira geração de uma família que atua no melhoramento de gado zebu no Brasil. Ele já foi diretor e presidente da Associação dos Neloristas do Paraná e fez parte da diretoria da ABCZ na última gestão.

Leia Também:  Janja elogia Lula após beijo na posse: 'Meu boy é demais'

Além do presidente, foram eleitos três vice-presidentes, além de 13 diretores e membros do conselho fiscal e conselho consultivo. A chapa “ABCZ Mais Forte” encabeçada por Gabriel Cid recebeu 1,9 mil votos e venceu a disputa contra a chapa “ABCZ pra Você” que tinha a frente Fabiano França Mendonça.

Durante o evento, o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, reafirmou as metas da gestão que ficará à frente da associação pelo triênio 2023-2025.

“Entre os patrimônios da ABCZ, o de maior valor são as pessoas: nossa equipe e todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a pecuária nacional. Reconhecemos a missão que nossos associados têm de promover a segurança alimentar no Brasil e no mundo, com carne e leite de qualidade. Os números mostram que, dos 224 milhões de bovinos do Brasil, mais de 80% têm sangue zebu”, apontou.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Epamig lança venda de material genético de bovinos Gir Leiteiro

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA