Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Minas Gerais

Nova estratégia prevê ampliação do acesso à internet 4G para 100 novas localidades em Minas

Publicados

em


A estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo de Minas para 2022 prevê a ampliação do acesso à internet 4G para 100 novas localidades mineiras e a disponibilização de 78% das etapas dos serviços públicos em formato digital, além de outras iniciativas com foco na melhoria das práticas de governança e na transformação digital, como a implantação do novo modelo de carteira de identidade digital.

A estratégia de TIC para este ano foi aprovada pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), presidido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), e está em vigor desde o último mês.

“A estratégia de TIC é composta por iniciativas fundamentais para o desenvolvimento da transformação digital no Governo de Minas. Os órgãos estaduais trabalham em conjunto para a elaboração e a implantação de soluções inovadoras, tendo como foco a sociedade e a eficiência do setor público, garantindo transparência e diálogo entre o cidadão e o governo”, afirma Vitória Fantini Magalhães, da diretoria Central de Governança de Tecnologia da Informação da Seplag-MG, responsável por consolidar a estratégia.

Leia Também:  Fhemig abre novas vagas de emprego

Para conhecer a nova estratégia TIC do Governo de Minas completa, clique aqui.

Estratégias de TIC

As estratégias de TIC são revistas anualmente, com base no Decreto nº 47.974/2020, que instituiu a Política TIC no Estado. As diretrizes repassadas aos órgãos e entidades estaduais contemplam ações em oito eixos de atuação, com foco no cidadão, na transformação digital dos serviços públicos, na segurança da informação e na pesquisa e inovação.

A elaboração da estratégia é conduzida pela Seplag-MG, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e com as secretarias de Estado de Fazenda (SEF) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), que também compõem o Comitê de TIC. O objetivo do comitê é definir, coordenar e supervisionar as ações e a utilização dos recursos de TIC, assim como elaborar e revisar a Política de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de Minas Gerais

Principais propostas de 2022

As metas e ações previstas na estratégia de TIC para 2022 trazem ganhos para a prestação dos serviços públicos aos mineiros, passando por melhorias nos processos, ferramentas e sistemas internos dos servidores do Estado.

Leia Também:  Projeto prevê medidas para combater doenças tropicais, como a dengue

No contexto das melhorias internas, destacam-se a implantação de ferramentas de suporte ao teletrabalho, fomento à realização de cursos sobre transformação digital e implementação de nova versão do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG 4.0), dentre outras.

Já para os cidadãos, está prevista a ampliação da cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G para novos distritos e localidades que não têm acesso ao serviço, por meio do Programa Alô, Minas!. A previsão para 2022 é que 100 distritos e localidades sejam contemplados.

Outra iniciativa refere-se à transformação digital de 78% das etapas dos serviços públicos. O Índice de Transformação Digital atual é de 75,34% e corresponde à porcentagem das etapas dos serviços estaduais realizadas digitalmente, sem que o cidadão precise comparecer a uma unidade de atendimento presencial.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Projeto prevê programação de TV para crianças com deficiência
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA