Minas Gerais
Novo Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos é apresentado em seminário virtual

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realizou, na tarde dessa terça-feira (26/3), um seminário virtual para apresentar o Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout).
O novo sistema, totalmente on-line, está em fase de testes e promete modernizar, agilizar, simplificar, além de dar transparência em todo o processo de outorga.
O Sout foi lançado pelo Igam na última sexta-feira (22/3), Dia Mundial da Água, no evento que marcou o encerramento da Semana da Água 2024.
O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, fez a abertura do webinar e ressaltou que a premissa do Sout é a modernização do sistema de outorgas, reduzindo o tempo e trazendo simplificação para os usuários.
“Não é uma simples ferramenta, é uma grande inovação que visa otimizar a análise da gestão de outorga e vai contribuir significativamente com o processo de gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais”, disse.
Marcelo da Fonseca convidou os usuários a contribuírem com sugestões, por meio da versão beta que está disponibilizada para teste. Para que o usuário teste o Sout, será preciso a realização de inscrição no período de 22 a 31/3 pelo site do Igam ou escaneando QR Code disponibilizado.
Após esse período, serão avaliadas as contribuições para melhorias no sistema. Antes de colocar o sistema em operação, os dados das outorgas vigentes e formalizadas serão inseridos.
Para realizar a inscrição, conhecer o Sistema Sout (versão Beta) e contribuir com sugestões, clique aqui.
Com o novo sistema em operação, os processos de outorga serão 100% digitais, por meio de uma única plataforma.
O sistema pretende trazer simplificação do processo de requerimento da regularização dos usos da água, velocidade do processo de outorga desde o requerimento até a publicação da portaria de outorga, além de segurança nas decisões, com análises automáticas sobre o uso racional da água e os impactos na disponibilidade hídrica.
A gerente de regulação de Usos de Recursos Hídricos do Igam, Isadora Pinho, afirmou que o Sout é um sistema de gestão de recursos hídricos inovador, principalmente por trazer uma metodologia de análise que agrega celeridade e também a padronização de todas as análises de outorga.
Para a diretora de Planejamento e Regulação do Igam, Jeane Dantas de Carvalho, o Sout é uma importante entrega para a sociedade mineira e representa uma grande evolução na gestão de recursos hídricos.
A diretora também destacou o desempenho das equipes do Igam e também da empresa Aquora Tecnologia e Meio Ambiente, que trabalhou em conjunto para a implantação do sistema.
O coordenador geral da Aquora Tecnologia e Meio Ambiente, Felipe de Azevedo Marques, apresentou o novo sistema de outorga, falou sobre conceitos gerais e o fluxo do processo simplificado de regularização do uso da água.
Em sua apresentação, Felipe também compartilhou a tela do sistema de informações, realizando em tempo real um fluxo completo de regularização de um processo de outorga.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor