Minas Gerais
Ouvidoria estará na Expocafé para registrar manifestações da população do Sul de Minas
A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) vai atender à população do Sul de Minas, nesta quarta (25/5) e quinta-feira (26/5), durante a Expocafé, considerada a maior feira da cafeicultura no Brasil, realizada na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), na zona rural de Três Pontas.
Os cidadãos que comparecerem à exposição poderão conversar com o Governo de Minas Gerais para registrar reclamações, denúncias, solicitações, sugestões ou elogios sobre os serviços públicos estaduais.
Os atendimentos serão realizados por uma equipe de analistas e pelo ouvidor Thiago Manata, responsável pela Ouvidoria Ambiental e Agropecuária da OGE, das 10h às 16h.
Ouvidoria Móvel
A Ouvidoria Móvel é um projeto da OGE que percorre as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e do interior para ouvir de perto os cidadãos mineiros, de modo que eles participem da gestão pública e ajudem a aperfeiçoar os serviços prestados.
Ouvidoria Ambiental e Agropecuária
Recebe manifestações e faz a interlocução entre a administração pública estadual e o cidadão no que se refere a reclamações, denúncias e sugestões relativas aos serviços prestados por órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), além de outras instituições. Também realiza visitas técnicas e vistorias nos órgãos e entidades do Poder Executivo.
Canais de atendimento
A OGE é o órgão de controle social que auxilia diretamente o governador na fiscalização dos serviços estaduais, porta de entrada para o cidadão se manifestar.
Os registros podem ser feitos pelos seguintes canais de atendimento:
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel.
Aplicativo: MGApp – Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones: 162, Disque – Ouvidoria e 136, Disque – Saúde
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.