Minas Gerais

Painel de Indicadores do Sisema apresenta novos dados de desempenho dos órgãos ambientais do Estado 

Publicados

em

O Painel de Indicadores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) recebeu neste mês um novo pacote de atualizações. A plataforma, que reúne dados relacionados à gestão ambiental do Estado, foi atualizada e conta agora com informações referentes às Unidades de Conservação e Fauna Silvestre de Minas Gerais.  

Além dos novos indicadores, o usuário tem acesso também aos resultados, atualizados mensalmente, de áreas como Fiscalização, Autos de Infração, Licenciamento, Denúncias e Requerimentos. Acesse o painel neste link

A nova versão traz ainda o acompanhamento das metas relativas à ajuda de custo das quatro casas que integram o Sisema: Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam)Instituto Estadual de Florestas (IEF)Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), incluindo suas respectivas unidades regionais.

As metas e indicadores estão alinhados aos documentos formais de planejamento do Governo de Minas. Entre eles, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI); Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e/ou planejamento formal de cada órgão ou entidade.

Leia Também:  Ramal ferroviário Unaí-Pirapora poderá ter interligação com Porto do Açu, no Rio de Janeiro

“Nosso objetivo é trazer não apenas aos gestores e servidores do Sisema, mas também a toda a sociedade, dados capazes de nortear a formulação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente, comunicando resultados e ampliando a transparência do setor público”, explica a assessora chefe da Assessoria Estratégica (Aest) da Semad, Nathália Hazan, setor responsável pelo desenvolvimento e atualização do Painel de Indicadores Sisema. Como usar 

Ao acessar a plataforma, o usuário encontra as duas sessões iniciais: “Ajuda de Custo” e “Outros Indicadores”. O primeiro apresenta as metas globais relacionadas a convênios, redução do passivo de outorgas pelo uso da água e Documentos Autorizativos para Intervenção Ambiental (DAIA), além de dados sobre ações de fiscalização.

Na sessão “Outros Indicadores”, estão reunidas as informações sobre Autos de Infração, Demandas da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), Denúncias, Requisições, Fiscalizações, Unidades de Conservação Estaduais e Fauna Silvestre. Cada um dos temas conta com filtros, no quais é possível selecionar os dados por localidade, unidade regional, tipos de infração, biomas, entre outros. 

Leia Também:  Procon apresenta balanço de atividades em 2023

Um tutorial em vídeo foi desenvolvido para auxiliar os usuários na utilização da plataforma. Clique aqui para assistir. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro busca mais produtividade e qualidade sensorial nas lavouras mineiras
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA