Minas Gerais

Palestra sobre gestão analisa papel das compras públicas para servidores municipais

Publicados

em

A secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Luísa Barreto, ministrou palestra sobre o uso de contratações públicas como instrumento estratégico de gestão, nesta terça (30/1), no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), durante o II Fórum Mineiro de Licitações e Contratações Públicas, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). A capacitação reúne servidores municipais que executam procedimentos de planejamento de compras e contratações.

Em sua exposição, a secretária abordou pontos como a importância do planejamento nas contratações municipais, procedimentos prévios e execução de contratos regidos pela Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), obrigatória desde 1/1/2024.

“As compras públicas são o segundo maior gasto de todos os entes públicos e, portanto, trabalhá-las bem significa gastar melhor o dinheiro de impostos, aprimorar as políticas públicas e atender melhor as pessoas em todos os municípios do nosso estado. Nós não fazemos política pública de qualidade sem boas compras públicas”, ressaltou Luísa Barreto.

Na ocasião, a secretária reforçou que essas compras são necessárias para garantir a prestação direta de serviços aos cidadãos, como medicamentos em unidades básicas de Saúde e material didático em escolas, permeando todas as áreas de governo.

Leia Também:  IMA lança edital para concurso público com 132 vagas

“O governador sempre nos orienta para que o Estado esteja próximo aos municípios, uma vez que as pessoas vivem nas cidades e é ali que elas recebem a maior parte dos serviços públicos. Quando a gente vê os municípios se desenvolvendo, o Estado também se desenvolve e as pessoas têm uma vida melhor. Eu não tenho dúvida de que o nosso caminho é conjunto”, afirmou.

A secretária também participou da primeira edição do Fórum, no dia 12/12/2023, ministrando palestra para representantes de diversos municípios que atuam na temática.

Nova Lei de Licitações e Contratos

A virada para a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal 14.133, de 1/1/2021) exigiu que o Estado editasse novas normas para regulamentar a realização dos processos de licitação e contratos no estado. Ao todo, a Seplag-MG disponibilizou oito normativas em 2023.

O Portal de Compras MG foi adaptado para operacionalizar os procedimentos de contratação direta, que contemplam a Cotação Eletrônica de Preços (Cotep) e as demais hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação. Nessa plataforma, também está disponível a solução para licitação nas modalidades de pregão e concorrência, pelos critérios de julgamento de menor preço e maior desconto.

Leia Também:  Mais de 11 milhões de passageiros são esperados no Aeroporto Internacional com novos voos entre BH e Bogotá

Os servidores estaduais que trabalham com compras públicas também participaram de diversas capacitações, incluindo transmissões on-line para formação de agentes públicos, eventos, Trilhas de Aprendizagem, entre outras iniciativas.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  TJMG realiza curso de capacitação de servidores para nova lei de licitação
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA