Minas Gerais
Palmatech 2023 terá mesa redonda sobre tendências e inovação
O Palmatech 2023 acontece entre os dias 19 e 21/10, em Montes Claros, no Norte de Minas. Entre as atrações do evento, o Painel de Inovação vai discutir empreendedorismo e oportunidades na cadeia de negócios da Palma Forrageira.
A Mesa Redonda, que acontece na próxima quinta-feira (19/10), às 17h, no estande da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Senar, contará com quatro convidados: José Farias Gomes Filho – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Luiz Rodolfo Antunes Quaresma – Senar Minas; Fabiano Dias de Souza – Diretor/ CEO da Laboremus Indústria; e Mário Henrique Melo e Lima – engenheiro agrônomo, doutor em Zootecnia e produtor de palma forrageira. A mediação será da pesquisadora da Epamig Luciana Londe.
O painel, com o objetivo de debater as perspectivas para o setor de palma forrageira e de outras cactáceas, tanto do ponto de vista de tendências de mercado quanto em relação às novidades do setor, será aberto a produtores, pesquisadores, empresas e demais interessados na cultura.
O 6º Congresso Brasileiro de Palma e Outras Cactáceas, que acontece pela primeira vez em Minas Gerais, será realizado junto com ao 3º Palmatech, entre os dias 19 e 21/10, de quinta-feira a sábado, com atividades no Parque de Exposições e no Campo Experimental da Epamig Montes Claros (Palma Day).
A programação, promovida em parceria pela Epamig e pelo Sistema Faemg/ Senar, vai destacar a cultura da palma e de outras forrageiras adaptadas ao semiárido, o uso na pecuária, a fruticultura das cactáceas, e contará com um dia de campo: o Palma Day, que terá cozinhas show com a utilização da palma e apresentação de trabalhos técnico-científicos, além da exposição de máquinas, insumos e tecnologias para a atividade.
Confira mais informações e a programação completa neste link.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.