Minas Gerais
Papel da defesa agropecuária para o desenvolvimento do agro brasileiro é destaque em conferência na capital

Minas Gerais concluiu, nesta quinta-feira (9/6), no Minascentro, em Belo Horizonte, a 7ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária. O evento, realizado desde 2006, tem caráter itinerante e, nesta edição, chegou ao estado em um momento especial, de preparação para retirar a vacinação de rebanhos contra a febre aftosa.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, acompanhou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, neste último dia de conferência. Na oportunidade, o ministro destacou a importância da defesa agropecuária para o desenvolvimento do agronegócio do país. “Vim aqui agradecer a cada um de vocês, fiscais federais e estaduais agropecuários, pelo grande trabalho realizado pela sanidade no Brasil. Tenho orgulho de apresentar o agronegócio do Brasil pelo mundo e perceber que uma de nossas maiores fortalezas é a sanidade”, definiu.
Sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa, o ministro reafirmou a relevância da sinergia entre unidades federativas e União. “Estamos prontos para trabalhar conjuntamente”, afirmou Montes.
O secretário de Agricultura de Minas também destacou a importância da feira e da presença federal na capital mineira. “Esse bate papo é muito importante para a gente que faz o trabalho de defesa agropecuária, em Minas e no Brasil, para cada vez nos fortalecermos mais”, ressaltou.
Agenda
Após uma apresentação para o público-geral da conferência, ministro e secretário se reuniram ainda com membros do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que reúne todos os órgãos de defesa agropecuária do país. Em Minas, a instituição responsável por essa missão é o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’