Minas Gerais
Parceria entre Cemig e TRE/MG vai modernizar iluminação de prédios administrativos do tribunal

Com o objetivo de modernizar a iluminação interna dos prédios administrativos do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), localizados em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Cemig e o órgão assinaram parceria que promoverá a substituição de lâmpadas por luminárias de LED, que são mais eficientes e modernas.
Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), a Cemig promoverá a troca de cerca de 6 mil lâmpadas por outras mais modernas, eficientes e sustentáveis nas edificações, e a previsão é de que ação gere uma economia de energia estimada em 285 MWh por ano.
O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, destaca o trabalho conjunto entre a Cemig e o TRE/MG, durante os meses anteriores e no dia da realização das eleições no estado, e ressalta a formalização de mais uma parceria em benefício dos mineiros.
“As ações da eficiência energética em execução pela Cemig, entre elas essa nova parceria, estão muito alinhadas à proposta da companhia, que é a de investir em Minas Gerais. É a de que a Cemig seja uma empresa mineira e que melhore a qualidade de vida dos mineiros e das mineiras”, afirma Passanezi.
O diretor-presidente também realça a importância do PEE, o compromisso da iniciativa com a sustentabilidade e com a responsabilidade social. “Ações dessa natureza buscam conscientizar os consumidores, clientes e a população de uma forma geral sobre o uso correto, seguro, sustentável e eficiente da energia elétrica e, também, fazem despertar a atenção para a necessidade de adoção de práticas que reduzam e eliminem o desperdício desse recurso”, comenta.
O presidente do TRE/MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, enfatiza a união de esforços de toda a equipe do Tribunal em prol de uma gestão sustentável, e ainda a experiência e o conhecimento acumulados da Cemig para o alcance desse objetivo.
“É uma grande satisfação participar desta celebração de assinatura do acordo para implantar um projeto de eficiência energética, que tem o objetivo de disseminar no Tribunal a cultura do consumo consciente e sustentável, além de reduzir as despesas da instituição com energia elétrica. A iniciativa também vai, com essas inovações, trazer mais conforto a todos no exercício de suas respectivas funções”, conclui.
Consumo consciente
Além da modernização da iluminação das edificações, a Cemig vai capacitar magistrados e servidores do TRE, por meio de curso de educação a distância (EAD) da plataforma da companhia, sobre o uso consciente, racional, seguro e sustentável dos recursos energéticos, com a intenção de que eles passem a ser disseminadores da cultura da eficiência energética e ajudem a conscientizar a população sobre a importância do tema.
Ampliando ações
É importante destacar que a Cemig vem atuando na perspectiva de avançar e ampliar cada vez mais esse tipo de proposta junto a outros parceiros, órgãos públicos e governamentais. No último ano, por exemplo, esse tipo de ação para mais eficiência foi firmada com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para atuação em 59 cidades, e com as Forças de Segurança do Estado, para a melhoria do sistema de iluminação de todas as edificações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
Programa de Eficiência Energética
O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig possui, além dos projetos aprovados em chamadas públicas, outros subprogramas: Cemig nas Cidades, Cemig nos Hospitais, Cemig no Campo, Cemig nas Escolas e o Cemig nas Comunidades, além do Projeto Minas LED. O objetivo do programa é combater o desperdício de energia elétrica por meio da substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes e da introdução de medidas educativas para reduzir o desperdício e o valor da conta de energia, além de oferecer mais qualidade no trabalho do campo e garantir cada vez mais segurança na área de saúde, nos municípios de concessão da empresa. Cada subprograma tem seu público específico e os detalhes podem ser conferidos no site da Cemig, no endereço www.cemig.com.br.
O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, e o presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, participaram da solenidade, em 10/6, de assinatura do acordo de parceria, além de outros servidores do tribunal e funcionários da companhia.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas