Minas Gerais

Parceria entre Cemig e TRE/MG vai modernizar iluminação de prédios administrativos do tribunal 

Publicados

em

Walisson Queiroz

Com o objetivo de modernizar a iluminação interna dos prédios administrativos do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), localizados em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Cemig e o órgão assinaram parceria que promoverá a substituição de lâmpadas por luminárias de LED, que são mais eficientes e modernas.

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), a Cemig promoverá a troca de cerca de 6 mil lâmpadas por outras mais modernas, eficientes e sustentáveis nas edificações, e a previsão é de que ação gere uma economia de energia estimada em 285 MWh por ano.

O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, destaca o trabalho conjunto entre a Cemig e o TRE/MG, durante os meses anteriores e no dia da realização das eleições no estado, e ressalta a formalização de mais uma parceria em benefício dos mineiros.

“As ações da eficiência energética em execução pela Cemig, entre elas essa nova parceria, estão muito alinhadas à proposta da companhia, que é a de investir em Minas Gerais. É a de que a Cemig seja uma empresa mineira e que melhore a qualidade de vida dos mineiros e das mineiras”, afirma Passanezi.

O diretor-presidente também realça a importância do PEE, o compromisso da iniciativa com a sustentabilidade e com a responsabilidade social. “Ações dessa natureza buscam conscientizar os consumidores, clientes e a população de uma forma geral sobre o uso correto, seguro, sustentável e eficiente da energia elétrica e, também, fazem despertar a atenção para a necessidade de adoção de práticas que reduzam e eliminem o desperdício desse recurso”, comenta.

Leia Também:  Conheça a diferença entre ataque cardíaco e crise de pânico

O presidente do TRE/MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, enfatiza a união de esforços de toda a equipe do Tribunal em prol de uma gestão sustentável, e ainda a experiência e o conhecimento acumulados da Cemig para o alcance desse objetivo.

“É uma grande satisfação participar desta celebração de assinatura do acordo para implantar um projeto de eficiência energética, que tem o objetivo de disseminar no Tribunal a cultura do consumo consciente e sustentável, além de reduzir as despesas da instituição com energia elétrica. A iniciativa também vai, com essas inovações, trazer mais conforto a todos no exercício de suas respectivas funções”, conclui.

Consumo consciente

Além da modernização da iluminação das edificações, a Cemig vai capacitar magistrados e servidores do TRE, por meio de curso de educação a distância (EAD) da plataforma da companhia, sobre o uso consciente, racional, seguro e sustentável dos recursos energéticos, com a intenção de que eles passem a ser disseminadores da cultura da eficiência energética e ajudem a conscientizar a população sobre a importância do tema.

Ampliando ações

É importante destacar que a Cemig vem atuando na perspectiva de avançar e ampliar cada vez mais esse tipo de proposta junto a outros parceiros, órgãos públicos e governamentais. No último ano, por exemplo, esse tipo de ação para mais eficiência foi firmada com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para atuação em 59 cidades, e com as Forças de Segurança do Estado, para a melhoria do sistema de iluminação de todas as edificações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

Leia Também:  Detran amplia para todo o estado o protocolo digital para serviços de habilitação

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig possui, além dos projetos aprovados em chamadas públicas, outros subprogramas: Cemig nas Cidades, Cemig nos Hospitais, Cemig no Campo, Cemig nas Escolas e o Cemig nas Comunidades, além do Projeto Minas LED. O objetivo do programa é combater o desperdício de energia elétrica por meio da substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes e da introdução de medidas educativas para reduzir o desperdício e o valor da conta de energia, além de oferecer mais qualidade no trabalho do campo e garantir cada vez mais segurança na área de saúde, nos municípios de concessão da empresa. Cada subprograma tem seu público específico e os detalhes podem ser conferidos no site da Cemig, no endereço www.cemig.com.br.

O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, e o presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, participaram da solenidade, em 10/6, de assinatura do acordo de parceria, além de outros servidores do tribunal e funcionários da companhia.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Mais de 11 milhões de passageiros são esperados no Aeroporto Internacional com novos voos entre BH e Bogotá

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Estado investe R$ 1 mi para retomada e conclusão de obra da UBS de Antônio Carlos, na Zona da Mata

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA