Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Parque Estadual da Mata do Limoeiro abre inscrições para voluntariado no projeto Ecofolia 

Publicados

em

O Parque Estadual Mata do Limoeiro, unidade de conservação estadual administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), comunica aos interessados a disponibilidade de vagas o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do IEF neste início de 2024. As inscrições podem ser feitas até 20/1. Serão oferecidas 25 vagas para voluntários atuarem no período de 1 a 4/2.

As atividades a serem desenvolvidas serão planejadas pela gerência da unidade e farão parte da Projeto Ecofolia. A programação das ações com participação e a serem desempenhadas pelos participantes do projeto Ecofolia (voluntários) serão apresentadas no primeiro dia de chegada ao parque.

Dentre as atividades previstas para os voluntários estão: apoio à recepção, triagem e orientação de visitantes na portaria e centro de visitantes; realização de atividades de educação ambiental com foco na orientação do visitante para uma conduta consciente no interior da unidade de conservação; participação em palestras, oficinas, atividades lúdicas e educativas em atendimento às atividades de visita escolar ou comunitárias; aplicação de entrevistas de perfil e satisfação dos visitantes; apoio ao desenvolvimento de ferramentas para divulgação, como folhetos, panfletos, mapas, guias para visitação, materiais de interpretação ambiental; organização de banco de imagens da unidade.

Leia Também:  Avança projeto para coibir roubo de cabos de energia

A oficina de capacitação acontecerá no dia 1/2, às 18h. O conteúdo básico visa harmonizar as necessidades da Unidade com as aspirações pessoais de cada candidato e o desenvolvimento de ações do Projeto Ecofolia. As atividades de cada voluntário serão orientadas por funcionários ou colaboradores da Unidade, designados pelo gerente da UC.

A carga horária do voluntariado é de 8 horas diárias, totalizando 26 horas. Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa acima de 18 anos. Será dada preferência a estudantes universitários com no mínimo três semestres de curso e moradores do entorno.

As inscrições deverão ser realizadas, até 20/1, por meio de formulário eletrônico (https://forms.gle/P1SNWxbzHRiw19Z79).

Atividades

As atividades ocorrerão no Parque Estadual Mata do Limoeiro (PEML) e comunidade do seu entorno, conforme programação da 10ª Edição do Projeto Ecofolia, que tem o tema “Nossa natureza é conectar”. Os voluntários utilizarão as estruturas físicas do PEML para pernoite e alimentação.

“O voluntariado no Ecofolia se tornou um dos alicerces do Parque Estadual Mata do Limoeiro nas ações de aproximação da academia ao parque por meio da pesquisa, do conhecimento e do envolvimento dos participantes com a unidade de conservação”, afirma o gerente do parque, Alex Luiz Amaral Oliveira.

Leia Também:  Ações para a conservação de peixe raro são debatidas em encontros promovidos pelo Instituto Estadual de Florestas

“Importantes resultados já foram alcançados e nossa expectativa é que essa edição do Ecofolia seja tão especial e envolvente quanto as outras. O Ecofolia já é uma marca do parque e um projeto que o destaca no cenário nacional”, completa.

Mata do Limoeiro

O Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.056 hectares e está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Na Unidade de Conservação podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado.

Em se tratando da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. A unidade de conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

O edital de Seleção do Parque Estadual Mata do Limoeiro está disponível, clicando aqui (http://tinyurl.com/yptrkrxh).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Projeto quer construir mil bacias de captação de água da chuva em Rio Piracicaba

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA