Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Parque Estadual Mata do Limoeiro promove primeiro simpósio de pesquisas realizadas na unidade

Publicados

em

O Parque Estadual Mata do Limoeiro realizou, nesta segunda-feira (25/9), seu 1º Simpósio de Pesquisa, com apresentação de trabalhos que permitem conhecer as características naturais e aprimorar a atuação na proteção da unidade de conservação.

IEF / Divulgação

Ao longo do dia, foram apresentados dez trabalhos com diferentes temáticas, todas relacionadas ao Parque Estadual Mata do Limoeiro. Os trabalhos mostram que a unidade de conservação não é apenas foco de pesquisas sobre a fauna e a flora, mas também de temas interdisciplinares.

Entre os temas, estão “O Potencial geoturístico das quedas d’água”, apresentado pelo pesquisador Arthur Viegas, “A influência do fragmento florestal sobre a regeneração natural em áreas afetadas por incêndios”, por Jéssica Santos Costa e “Muito mais que dinheiro: A valoração não econômica dos serviços ambientais culturais promovidos pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro”, de Frederico Mendes.

Cerca de cem pessoas assistiram ao simpósio, entre eles moradores locais, estudantes e parceiros do parque. Para o gerente da unidade de conservação, Alex Amaral, o principal foco do evento é compartilhar com a comunidade os estudos que acontecem na unidade. “Nosso maior ganho é a difusão do conhecimento. Uma das funções do parque é essa. É muito importante levar para a sociedade os resultados dessas pesquisas, que têm temas tão diversificados e mostram toda a potencialidade da unidade para o desenvolvimento de estudos”, avalia.

Leia Também:  PCMG promove 2ª fase do projeto "Convivência Harmoniosa" em Espinosa

O evento faz parte da programação de celebração do Dia Municipal da Mata do Limoeiro, que acontece na próxima quinta-feira (28/9). A realização é do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com apoio da Prefeitura de Itabira, Instituto Gigante Verde, Centro Universitário Funcesi (Unifuncesi), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e Associação Vila Ipoema.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Dia Mundial da Água: reflorestamento é fundamental para a recuperação de nascentes e mananciais

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA