Minas Gerais
PCMG anuncia aquisição de 723 armas de fogo para delegacias do estado

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) anunciou, nesta sexta-feira (29/4), a aquisição de 723 armas de fogo, provenientes de emendas parlamentares indicadas pela Bancada Mineira do Congresso Nacional. O armamento, avaliado em mais de R$ 2,5 milhões, será destinado ao atendimento de 77 unidades policiais em todo o estado. O evento foi realizado na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Belo Horizonte.
Na ocasião, o chefe da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, exaltou os históricos aportes de recursos destinados à Polícia Civil, os quais têm possibilitado a construção de uma instituição cada vez mais forte, estruturada e moderna.

“Como tivemos a oportunidade de registrar na reunião com os parlamentares mineiros, ocorrida no Congresso Nacional, no dia 29 de setembro de 2021, nós assumimos o compromisso de aprimorarmos a execução e o monitoramento das emendas parlamentares, com vistas a entregar investimentos que impactam diretamente na maior qualidade dos resultados das investigações. Tenho a convicção de que estamos tendo sucesso nessa empreitada”, acrescentou Joaquim Francisco.
A cerimônia contou ainda com a presença do deputado federal Eduardo Barbosa, representando os demais parlamentares federais da Bancada Mineira; do superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, delegado Reinaldo Felício Lima; e da diretora da Acadepol, delegada-geral Cinara Maria Moreira Liberal.
Estruturação da PCMG
A aquisição dos 33 kits de armas, totalizando 723 unidades, é resultado do Convênio Federal de 2019, firmado entre a PCMG e a Bancada Mineira do Congresso Nacional. Os kits são compostos por três tipos de armas: fuzil modelo T4, calibre 5,56 mm; submetralhadora modelo SMT, calibre 9 mm; e pistola modelo APX, calibre 9 mm.
Ainda durante o evento, foi anunciada a destinação de R$ 960 mil, por meio de emenda parlamentar indicada pela deputada estadual Delegada Sheyla, para a aquisição de 426 pistolas modelo G19, calibre 9 mm, que irão auxiliar no processo de migração de calibre das arma de porte institucionais.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
COLUNA MG3 dias atrás
Domingos Sávio conduz com maestria o Encontro Regional do PL em Divinópolis e reforça a união da direita mineira
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
MG lança roteiro na Abav Expo 2025
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres do Agro fortalecem união e liderança em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Tarifaço: Divinópolis entre as mais afetadas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Poços vai reduzir tarifa de ônibus
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Zona Azul em Uberlândia é mantida
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Parceria fortalece prevenção a incêndios rurais em Minas