Minas Gerais
PCMG retoma serviços médico-legais em três delegacias regionais

Considerando o projeto estratégico de estruturação e modernização da perícia oficial por meio da regionalização do serviço de medicina legal, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) iniciou, neste mês, o restabelecimento dessas atividades em três delegacias regionais: Iturama, no Triângulo Mineiro; Taiobeiras, no Norte do estado, e São Sebastião do Paraíso, Sul de Minas. Inicialmente, as unidades prestarão o atendimento referente aos exames em vivos e, em seguida, serão realizadas as necropsias.
De acordo com a chefe da Divisão de Medicina Legal do Interior, Lilian Cristina Zaza Santos Barrera, a designação recente, pela PCMG, de médicos-legistas está entre os fatores que possibilitaram a retomada do serviço nos municípios. Agora, cada unidade conta com três profissionais da carreira, além da colaboração de auxiliares administrativos e de necropsia cedidos pelas prefeituras locais.
A Polícia Civil também conta com a parceria das administrações municipais para a revitalização física dos espaços de atendimento. Nas três cidades, especialmente no que tange aos necrotérios, as tratativas com o Poder Executivo estão adiantadas. “Cada uma dessas regionais apresenta um perfil único, e o serviço médico-legal possibilitará menor deslocamento da população atendida, maior celeridade na realização dos exames demandados pelas autoridades, contribuindo para a persecução penal e cumprindo o compromisso de atender ao interesse público que se impõe face à necessidade do serviço”, destaca Lilian Barrera.
Os serviços médico-legais incluem procedimentos como exames de corpo de delito – nos casos de acidente, lesão corporal/agressão, violência sexual, entre outros – e de necropsia, quando se trata de morte violenta e/ou com suspeita de crime.
Também são emitidos laudos de perícia indireta, realizados a partir de análise de prontuários de pacientes fornecidos por unidades de saúde, por exemplo, envolvidos em procedimentos policiais nas condições de vítimas ou suspeitos.
Atendimento
O atendimento na área da Delegacia Regional de Polícia Civil em Iturama inclui cinco municípios – Iturama, União de Minas, Carneirinho, Limeira do Oeste e Campina Verde –, abrangendo uma área aproximada de 9,5 mil quilômetros quadrados, com população total estimada em 80 mil habitantes.
Em Taiobeiras, o serviço alcançará 16 municípios: Taiobeiras, Berizal, Indaiabira, Curral de Dentro, Salinas, Fruta de Leite, Novo Horizonte, Padre Carvalho, Rubelita, Santa Cruz de Salinas, Rio Pardo de Minas, Montezuma, Santo Antônio do Retiro, Vargem Grande do Rio Pardo, São João do Paraíso e Ninheira. A área de cobertura chega a quase 17 mil quilômetros quadrados, com cerca de 207 mil habitantes.
Já a unidade em São Sebastião do Paraíso atenderá quatro municípios (Itamogi, Monte Santo de Minas, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino), o correspondente a uma área aproximada de 2 mil quilômetros quadrados, com população total em torno de 109 mil habitantes.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais