Minas Gerais

Peças de tricô e crochê são destaque na decoração de Natal em Andrelândia

Publicados

em

O artesanato é o principal destaque da decoração de Natal na cidade de Andrelândia, no Sul de Minas Gerais. Peças de tricô e crochê decoram árvores e fachadas no centro do município, que participa do Natal da Mineiridade.

Segundo a prefeitura, devido ao sucesso da decoração com artes manuais no ano passado, a tendência foi mantida em 2022, mas com trabalhos diferentes. Os preparativos levaram cerca de nove meses. As peças foram confeccionadas por funcionários da prefeitura, das escolas e diversos artesãos de Andrelândia.

Quem passar pela cidade, poderá admirar sessenta árvores da região central que estão enfeitadas com as peças. As praças da cidade também receberam árvores decoradas com crochê e tricô. As armações de metal têm 2,7 metros de altura por 4,4 de diâmetro. Além dos enfeites, também há uma iluminação especial nos locais.
 

Leia Também:  Minas Gerais terá curso de gastronomia que unirá técnicas francesas à tradição do estado
Prefeitura de Andrelândia / Divulgação

A cerimônia de inauguração foi em 30/11 e na Praça da Matriz, com apresentações de Naira e Marco Túlio, Banda São Pio X, do espetáculo de dança Alegria de Natal, com estudantes da Escola Municipal João Narciso de Oliveira, e a encenação do nascimento de Jesus pelo Grupo Afro.

“É uma data muito aguardada pelos moradores, pois com o acendimento das luzes de Natal, a cidade entra em um clima de amor, esperança e fé. Esse espírito natalino faz com que muitos andrelandenses colaborem”, comenta a secretária de Cultura da cidade, Fernanda Meireles Teixeira Campos.

Andrelândia tem pouco mais de 12 mil habitantes e fica a quase 300 quilômetros da capital mineira. Além do casario do século 18, entre os principais atrativos do município estão as cachoeiras o Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio e no Sítio Arqueológico Toca do Índio, que abrigam pinturas rupestres com mais de 3,5 mil anos.

Natal da Mineiridade

A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o Natal da Mineiridade tem como objetivo integrar e promover os destinos do estado com programação natalina. Cerca de 200 municípios de diferentes regiões do estado participam da ação.

Leia Também:  Termina nesta quarta-feira (11/5) o prazo para estudantes selecionados se matricularem no Trilhas de Futuro 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Saiba o que fazer em casos de queda de cabos da rede elétrica sobre carros

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Com apoio da Semad, mais 28 municípios iniciam destinação correta de resíduos sólidos urbanos

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA