Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Período de frio exige cuidados para se aquecer sem provocar acidentes

Publicados

em

O período de frio intenso chegou e, com isso, as pessoas tendem a buscar maneiras de se aquecer para escapar da sensação térmica gelada. No entanto, alternativas caseiras ou o uso indevido de equipamentos como aquecedores podem provocar acidentes e, em alguns casos, colocar a vida em risco. Por outro lado, a exposição às baixas temperaturas também é perigosa e pode causar hipotermia.

O tenente e porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Pedro Aihara, explica que, durante os períodos de frio, o indicado é não improvisar e evitar materiais que possam produzir chamas e fumaça, já que o risco é fatal e silencioso.

“No caso das lareiras, fogueiras, brasas e chamas, existe a produção de fumaça que tem monóxido de carbono. Essa substância faz com que o sangue tenha dificuldade de transportar oxigênio para o corpo, levando à morte. E as pessoas não costumam perceber os sintomas, que são tontura, sonolência, dormência e desmaio. Desta forma, elas não notam que estão se contaminando e acabam se vitimando sem perceber. Por isso, as pessoas jamais devem produzir chamas e fumaça em ambientes fechados”, ressalta.

Aquecimento

Para o caso de equipamentos próprios para aquecimento, o tenente ressalta que a manutenção deve estar em dia e o manual deve ser seguido à risca, além de outros cuidados.

Leia Também:  Confira dicas de economia de energia em período de quedas de temperatura

“Fogueiras somente em ambientes abertos. Para o caso de lareiras, deve-se verificar se o sistema de exaustão está desobstruído. No caso de aquecedores elétricos, é necessário ter cuidado para não sobrecarregar a tomada onde ele está ligado, já que é um equipamento de consumo maior que a média, além de evitar deixar elementos por perto, como cobertas. Como esses equipamentos produzem calor, é preciso evitar gatilhos que podem iniciar um incêndio. Outro cuidado sugerido é sempre verificar se o aquecedor foi desligado de forma correta para evitar que ele superaqueça. Além disso, o uso deve ser feito conforme indicação do fabricante”, afirma Pedro Aihara.

Frio também é perigoso

Ficar exposto ao frio também pode ser um problema, já que a baixa temperatura pode provocar hipotermia, que é quando a temperatura corporal cai drasticamente, prejudicando as funções metabólicas.

“O principal problema da hipotermia é a circulação do sangue e o comprometimento de funções vitais. A longa exposição ao frio pode provocar alguns sintomas que indicam o problema, como dificuldade de reflexo, falas desconexas e extremidades roxas, como mãos e pés. Neste caso, ao identificar alguém nessa situação, é preciso manter a pessoa aquecida, por meio de agasalho, líquido quente e alguma fonte de calor para reverter o quadro. Pessoas podem morrer de frio”, alerta Aihara. 

Leia Também:  Unimontes recebe nota quatro em avaliação do Inep

Portanto, o indicado é manter-se bem agasalhado e reforçar os cobertores e os cuidados. Em caso de emergências, os bombeiros ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), devem ser acionados para dar suporte às vítimas.

Ajuda ao próximo

Para ajudar os mais necessitados a enfrentarem do frio, o Serviço Social Autônomo (Servas) iniciou a campanha #CalorHumano, que tem como objetivo arrecadar agasalhos, cobertores e acessórios de inverno, para doar a entidades socioassistenciais que acolhem e atendem os mineiros em situação de vulnerabilidade social.

Com duração de três meses e a colaboração de toda população, a campanha inicia uma grande mobilização social em prol de todos as pessoas que, neste momento, se encontram em dificuldade de conseguir roupas adequadas para o frio. Neste ano, serão disponibilizados em Belo Horizonte diversos pontos de coleta para doação.

Em 2021, o Servas recebeu aproximadamente 30 mil itens e, agora, em 2022, o objetivo é alcançar um número ainda maior de doações. Os pontos de coleta de agasalhos da campanh #CalorHumano estão disponíveis no site do Servas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Conheça o papel dos reservatórios de água durante o período de chuvas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA