Minas Gerais
Pesquisadores da Epamig integram missão técnica ao Zimbábue

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é parceira técnica em um Projeto de Fortalecimento do Setor Algodoeiro no Zimbábue. O trabalho, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC-MRE), conta também com a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto de Pesquisa do Algodão do Zimbábue (CRI).
“Uma Unidade Demonstrativa de Algodão foi instalada no CRI e subdividida em três experimentos, um com tecnologia do Instituto de Pesquisa do Zimbábue, outro com tecnologia de pequenos produtores locais, e uma tecnologia daqui do Brasil, especificamente do Norte de Minas”, detalha o pesquisador João Batista Ribeiro da Silva Reis, que junto com o também pesquisador Maurício Mendes Cardoso, representa a Epamig no projeto.
Na próxima semana, a equipe vai participar de uma visita técnica para difusão de tecnologias e monitoramento da Unidade Demonstrativa. “No dia 2/6, faremos uma visita à Unidade Experimental cidade de Kadoma, no Zimbábue, e no dia 3/6, participaremos de um Dia de Campo no local, junto com dois extensionistas da Emater”, informa João Batista.
Os pesquisadores da Epamig ministrarão as palestras sobre Manejo da Irrigação do Algodoeiro (João Batista) e Manejo do Solo e sua Fertilidade (Maurício Mendes). Outros temas abordados serão Boas Práticas de Produção e Fases Fenológicas da Cultura do Algodoeiro.
A viagem ao Zimbábue acontece entre os dias 27/5 e 6 /6. Na sequência, entre 7 e 13/6, a missão estará no Malawi, para tratar de um projeto denominado Cotton Shire-Zambeze, e avaliar a possibilidade de novos projetos nas áreas de piscicultura, palma forrageira e sisal.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços