Minas Gerais
PIB de Minas Gerais cresce 4,2% no acumulado do ano até setembro
O Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais registrou expansão de 4,2% no acumulado do ano até setembro deste ano, em relação aos primeiros nove meses do ano passado. Agropecuária (14,1%) e serviços (5,5%) puxaram a alta no período. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14/12) pela Fundação João Pinheiro (FJP). O PIB é a soma das riquezas produzidas pelo estado.
Ainda de acordo com a FJP, de janeiro a setembro, a indústria teve retração de 0,5%. No entanto, no mesmo período, subsetores como o da construção civil (6,7%) e de energia e saneamento (3,4%) mantiveram resultado positivo.
Participação no país
No terceiro trimestre de 2022, o PIB de Minas Gerais foi estimado em R$ 240,2 bilhões e representou 9,4% do PIB nacional.
Os dados apontam que o agrupamento “outros serviços” – que inclui, por exemplo, informação e comunicação; intermediação financeira; educação e saúde privada; serviços domésticos; artes, cultura, esporte e atividades imobiliárias -, após demanda reprimida em razão da pandemia da covid-19, apresenta desempenho positivo (2,3%), beneficiado pela melhora do mercado de trabalho (queda na taxa de desocupação) e uma mudança no consumo das famílias.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, no terceiro trimestre de 2022 em relação ao trimestre anterior (série com ajuste sazonal), houve expansão no volume dos serviços prestados às famílias e dos serviços de informação e comunicação.
Retração
Ainda, de acordo com os estudos, o índice de volume do PIB mineiro apresentou retração de 2,8% no terceiro trimestre de 2022, em relação ao trimestre anterior, quando se considera a série com ajuste sazonal. No Brasil, ao contrário, houve estabilidade do produto agregado (0,4%) na mesma base de comparação.
Já no terceiro trimestre em relação ao imediatamente anterior, em Minas houve variação negativa das atividades de agropecuária (-5,7%), da indústria extrativa mineral (-7,3%), da transformação (-1,2%), do segmento de energia e saneamento (-1,3%) e dos serviços de transporte (-0,5%).
“Embora a agropecuária tenha apresentado queda no estado no terceiro trimestre, no acumulado do ano seu resultado continua positivo, pois suas principais culturas, café, soja, cana e milho, apresentaram expansão”, explica Thiago Almeida, técnico responsável pelo cálculo.
O informativo PIB-MG | 3º trimestre 2022 e o relatório técnico com os dados e análise estão disponíveis no site da Fundação João Pinheiro.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.