Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Polícia Civil inaugura instalações da Coordenadoria de Recursos Especiais

Publicados

em

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou nesta quarta-feira (22/6), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a sede da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

A Unidade Tática Operacional é composta por policiais especializados para atuar em ações complexas e de alto risco, de gerenciamento de crises, e colabora ainda em trabalhos de delegacias de todo o Estado.

PCMG / Divulgação

O novo prédio da Core está localizado no bairro Vila da Serra e foi viabilizado por meio de parceria com a Prefeitura de Nova Lima, que cedeu o espaço. A estrutura conta com ambientes que proporcionam segurança e comodidade, possibilitando o pleno exercício das atividades policiais.   A solenidade contou com a presença do chefe da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; do  chefe do Departamento Estadual de Operações Especiais, delegado-geral Rodrigo Macedo de Bustamante; do coordenador da Core, delegado Hugo Malhano dos Santos; do inspetor-geral de Investigadores, Breno Coelho Nepomuceno; do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, e do vice-prefeito Diogo Jonata Ribeiro, além do deputado estadual Gustavo Santana; entre outras autoridades e convidados.   A Core   A Coordenadoria de Recursos Especiais integra o Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp). A Unidade Tática Operacional, criada pela Resolução nº 8.004/2018, é responsável por resgate de reféns, incursões em área de risco, gerenciamento de crises, escolta de dignitários, cumprimento de mandados de prisão de alto risco e apoio operacional às delegacias que integram a estrutura da PCMG.   Em quatro anos, desde a sua criação, a Core já atuou em mais de 300 operações policiais, com mais de 600 acionamentos.

Leia Também:  Saúde lança campanha contra o uso do cigarro eletrônico

Posse do chefe do Deoesp   Ainda na solenidade, em ato simbólico, o delegado-geral Rodrigo Macedo de Bustamante foi empossado no cargo de chefe do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), para o qual foi designado pelo chefe da Polícia Civil.  O Deoesp tem a seguinte estrutura: chefia de Departamento e Divisão Especializada Operacional, que abarca a Core, a Delegacia Especializada Antissequestro (DAS) e as Delegacias de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).    Bustamante ingressou na PCMG em 2002, quando foi designado para a cidade de Além Paraíba, posteriormente atuou como delegado regional em Ouro Preto, chefe da Divisão Especializada de Investigação de Fraudes, chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio, chefe do 2º Departamento de Polícia Civil em Contagem e delegado assistente da chefia da Polícia Civil, função da administração superior da instituição.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  São Lourenço: Polícia Civil prende três suspeitos em operação

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA