Minas Gerais

Polícia Civil inaugura instalações da Coordenadoria de Recursos Especiais

Publicados

em

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou nesta quarta-feira (22/6), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a sede da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

A Unidade Tática Operacional é composta por policiais especializados para atuar em ações complexas e de alto risco, de gerenciamento de crises, e colabora ainda em trabalhos de delegacias de todo o Estado.

PCMG / Divulgação

O novo prédio da Core está localizado no bairro Vila da Serra e foi viabilizado por meio de parceria com a Prefeitura de Nova Lima, que cedeu o espaço. A estrutura conta com ambientes que proporcionam segurança e comodidade, possibilitando o pleno exercício das atividades policiais.   A solenidade contou com a presença do chefe da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; do  chefe do Departamento Estadual de Operações Especiais, delegado-geral Rodrigo Macedo de Bustamante; do coordenador da Core, delegado Hugo Malhano dos Santos; do inspetor-geral de Investigadores, Breno Coelho Nepomuceno; do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, e do vice-prefeito Diogo Jonata Ribeiro, além do deputado estadual Gustavo Santana; entre outras autoridades e convidados.   A Core   A Coordenadoria de Recursos Especiais integra o Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp). A Unidade Tática Operacional, criada pela Resolução nº 8.004/2018, é responsável por resgate de reféns, incursões em área de risco, gerenciamento de crises, escolta de dignitários, cumprimento de mandados de prisão de alto risco e apoio operacional às delegacias que integram a estrutura da PCMG.   Em quatro anos, desde a sua criação, a Core já atuou em mais de 300 operações policiais, com mais de 600 acionamentos.

Leia Também:  Defesa Civil de Minas Gerais atua em municípios atingidos por novos temporais com granizo

Posse do chefe do Deoesp   Ainda na solenidade, em ato simbólico, o delegado-geral Rodrigo Macedo de Bustamante foi empossado no cargo de chefe do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), para o qual foi designado pelo chefe da Polícia Civil.  O Deoesp tem a seguinte estrutura: chefia de Departamento e Divisão Especializada Operacional, que abarca a Core, a Delegacia Especializada Antissequestro (DAS) e as Delegacias de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).    Bustamante ingressou na PCMG em 2002, quando foi designado para a cidade de Além Paraíba, posteriormente atuou como delegado regional em Ouro Preto, chefe da Divisão Especializada de Investigação de Fraudes, chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio, chefe do 2º Departamento de Polícia Civil em Contagem e delegado assistente da chefia da Polícia Civil, função da administração superior da instituição.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  DER-MG retoma obras na ponte sobre Rio Dourados, em Coromandel
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA